A Traição Pode Ser Justificada?

Laitman_002Pergunta do Facebook: Eu não posso perdoar uma traição. Em minha mente, entendo que uma pessoa foi colocada em uma situação difícil, mas nós crescemos juntos, passamos por dificuldades, e ela me traiu. Meu estômago virou do avesso. O que posso fazer sobre isso?

Resposta: É dito para não julgarmos até que estejamos no estado particular de uma pessoa. Você tem que se mudar para ela, transferir-se para ela com todas as suas qualidades internas, para o estado em que ela estava. Então verá se ela poderia ter agido de forma diferente.

Você veria que, se estivesse em uma situação idêntica, sendo exatamente como ela, teria agido da mesma maneira. E qual teria sido a diferença entre vocês dois se você assumisse tudo isso, suas qualidades e suas circunstâncias? Claramente não haveria diferença. Portanto, não podemos censurar ou desprezar ninguém por nada. Eu até diria, ou amar.

Pergunta: Então, não está claro o que significa “traição”? Existe tal conceito?

Resposta: Não. Parece-nos apenas que uma pessoa está traindo – no meu egoísmo, eu esperava um comportamento diferente dela.

Pergunta: Então tudo depende apenas se eu posso realmente assumir a situação que ela estava enfrentando?

Resposta: Claro. Somos elementos biológicos e tudo dentro de nós dita nossas ações.

Pergunta: Então, uma pessoa é tão fraca?

Resposta: Uma pessoa não é fraca, simplesmente não existe. Ela não existe! Ela não é ninguém. Não tem capacidade de se controlar. É apenas uma ilusão que constantemente nos “gira” e aparentemente nos concede livre arbítrio.

Pergunta: Digamos que haja uma pessoa próxima a você. Como você se relaciona com ela? Você pode perdoá-la por alguma coisa?

Resposta: Eu entendo como é. Em relação a alguém, próximo ou distante. Eu não estou impressionado, incomodado, nem surpreso por qualquer relacionamento que as pessoas tenham. Eu não me fixo em ninguém, não espero nada de ninguém além do Criador. Então eu posso me orientar de alguma forma para uma certa comunicação Dele, para a doação.

Pergunta: De uma pessoa?

Resposta: Do Criador através de uma pessoa. Não há outro caminho. Isto é, discutir uma pessoa fazendo algo sozinha ou agindo de determinada forma é errado, é incorreto e não devemos atribuir ou impor nenhuma forma consciente de comportamento a uma pessoa. Não é ela!

Pergunta: Você trabalha com o Criador através de uma pessoa o tempo todo?

Resposta: Existe alguma outra maneira? Claro. A maneira como o Criador a controla, o modo como Ele a conduz é a maneira como eu percebo essa pessoa. E tal é o relacionamento do Criador para comigo.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman”, 05/06/18

Comente