Você Deve Ser Invejoso!

laitman_552_02Nas Notícias (Huffington Post): “Seu amigo compra o carro dos sonhos enquanto você ainda está dirigindo um pedaço de lixo. Ou sua inimiga está se casando com o Sr. Perfeito enquanto sua vida amorosa é tudo menos um conto de fadas. Seja qual for o cenário, estamos todos obrigados a sentir inveja em algum momento ou outro. E não é um sentimento divertido.

“Mas um estudo novo diz que nós podemos esperar invejar menos a cada aniversário. De fato, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, dizem que a inveja é mais comum entre os jovens. …

Em geral, a maioria das pessoas relatou um sentimento de inveja no ano passado – mas sentimentos de inveja dimimnuíram após os 50 anos de idade. Cerca de 80 por cento dos menores de 30 anos recordaram sentir inveja no ano passado, mas isso caiu para menos de 70 por cento naqueles com mais de 50 anos. …

“No geral, as pessoas pareciam invejar os que são semelhantes a elas – do mesmo sexo e da mesma idade. Mas houve diferenças entre jovens e velhos. Os mais jovens eram mais propensos a invejar o outro por sua aparência, realizações educacionais e sucesso romântico. As pessoas mais velhas eram mais propensas a ter inveja de coisas como riqueza e sucesso na carreira. Por exemplo, cerca de 40% dos jovens relataram ter inveja de alguém por causa de suas conquistas românticas, mas esse número caiu para cerca de 15% para as pessoas com mais de 50 anos.

“Pesquisadores dizem que as descobertas mostram que a inveja reflete as coisas que valorizamos. Para as pessoas mais velhas, isso parece ser riqueza e estar estabelecido”.

Meu Comentário: Primeiro, isso é incorreto. Os cientistas entenderam corretamente que a pessoa pode invejar alguém que é mais ou menos igual a ela, porque ele a mostra o que poderia ser dela, mas não é.

Se eu moro em um determinado lugar, eu penso nos outros que vivem no mesmo lugar e se meu vizinho compra um carro novo, eu o invejo. Mas se eu olho para o filho de um rei, eu percebo que ele é o filho do rei.

Isso significa que tudo é avaliado em meus sentimentos como lucro ou prejuízo. Mas se isso está em um nível mais alto ou mais baixo do que o meu, eu não me concentro nisso. Todo mundo sente inveja. É o principal atributo básico do ego.

Comentário: Os cientistas enfatizam que a inveja é um traço desagradável.

Minha Resposta: Ela não é desagradável. Você pode dizer isso de toda a nossa natureza: o desejo de desfrutar é nojento e terrível. E é expresso em tudo, não importa o quê e como.

Você pode educar cada pessoa para invejar tanto reis como pessoas comuns. Afinal, nós vemos como as nações se rebelam mesmo contra seus reis. Isto significa que você pode ir para cima ou para baixo nesse “elevador” como você deseja.

Pergunta: A inveja é um atributo importante?

Resposta: É um atributo essencial! Você não pode avançar sem ele. A pessoa até mesmo inveja a si mesma: ela compara como era ontem e como é hoje. Ontem, por exemplo, ela era saudável e hoje se sente um pouco pior.

A inveja é o sentimento de um estado em comparação com outro e se eu não posso comparar, eu me sinto muito mal porque não posso construir nenhum sistema de proteção ou sistemas que me ajudarão a avançar e desenvolver.

Comentário: De acordo com os Cabalistas, a inveja ajuda uma pessoa a entrar no mundo espiritual.

Minha Resposta: É claro, se não invejarmos os Cabalistas que descrevem o que eles alcançaram, como seremos capazes de alcançá-los?

Essa é a boa inveja, porque eles querem compartilhar sua experiência conosco. Não pode haver inveja ruim aqui. Eu sei disso por minha própria experiência; quando eu estava ao lado de um grande Cabalista, eu não sentia inveja ruim por ele porque ele tinha algo que eu não tinha.

Afinal, ele revelou e me deu tudo o que podia para me empurrar para o nível que alcançou e ainda mais alto.

Essa é a razão pela qual deve haver inveja, mas ela é Luz, porque os Cabalistas estão nos chamando, atraindo, ajudando e segurando como bebês. Todo professor quer que seu aluno atinja seu nível. O aluno deve invejar o professor e saber que ele pode alcançar muito mais

Portanto, você deve ser invejoso!

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 07/12/16