O Significado Do Feriado De Tu B’Shevat

Laitman_721_03Pergunta: Qual é o significado do feriado de Tu B’Shevat?

Resposta: O significado do feriado é de boa vontade (benevolência) diante de uma árvore.

Imediatamente surge a pergunta: como é possível adorar uma árvore, afinal não é como a idolatria? Não. Uma árvore simboliza a vida em relação à terra, que nós abençoamos e acolhemos.

Depois que a natureza inanimada preencheu todo o cosmos, a natureza vegetal começou a se desenvolver na terra, que é uma forma completamente nova de vida porque há uma centelha do Criador dentro dela. Portanto, a vida vegetal nos atrai.

Em seguida, a vida animal gradualmente se desenvolveu a partir dela. O estágio de transição entre os níveis inanimado e vegetal é o coral; entre a vida vegetal e a vida animal, é uma criatura chamada de “cão do campo” que se alimenta do solo, mas seu corpo se comporta como um animal; e entre o estado animal e humano, é o macaco. Isso é mencionado em antigos livros Cabalísticos.

O ano novo das árvores marca seu despertar à vida e simboliza o despertar de uma pessoa para alcançar o propósito de sua vida.

Está escrito na Torá, “um homem é como uma árvore no campo”, porque uma árvore tem uma estrutura interna especial que se alimenta do chão e se estende para cima em direção ao sol. Mas a parte mais importante são os seus frutos. Em geral, qualquer planta, tudo que vem da terra, nos alimenta e é a base da vida material dos seres humanos.

Nosso desenvolvimento espiritual ocorre de acordo com o princípio de que em todos os tipos de ações humanas, a pessoa trabalha com elas como uma árvore. Não é por acaso que o trabalho mais importante do grande Cabalista, o Ari, se intitula Árvore da Vida.

O meu professor, o Rabash, celebrava esse dia de uma maneira especial. Muitas pessoas reunidas, as mesas estavam cobertas de doces, não apenas com os frutos das árvores, mas também com os frutos da própria terra. Os frutos representam a pessoa que atingiu seu propósito, que é de se tornar semelhante ao Criador, atingir o nível Dele. Nós queremos alcançar isso. Em princípio, todos desejariam isso se entendessem quão doce é esse fruto, essa eterna e perfeita existência em realização absoluta sem quaisquer restrições e problemas.

Quer queiramos ou não, ainda assim nos aproximamos. No entanto, a Cabalá pode acelerar nosso caminho se usarmos corretamente. Caso contrário, teremos que avançar como fazemos agora, com a ajuda de golpes desagradáveis ​​da natureza que nos empurram para a frente.

Em princípio há um belo futuro à nossa frente e eu espero que a mesma doçura que sentimos dos bons frutos da terra e plantas, nós sintamos a partir da realização da nossa alma.

Vocês estão convidados a experimentar esse estado especial, de provar o verdadeiro fruto da vida, que a sabedoria da Cabalá nos oferece.

Boa sorte e tudo de bom!

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 06/02/17