Nova Vida # 478 – O Direito De Mudar Nosso Destino

Nova Vida # 478 – O Direito De Mudar Nosso Destino
Dr. Michael Laitman na conversação com Oren Levi

Pergunta: O que impressiona uma pessoa que ouve sobre a sabedoria da Cabalá pela primeira vez é que a sabedoria da Cabalá lhe dá uma chance de mudar seu destino. Cada um de nós gostaria de se livrar de suas dificuldades e sofrimentos diários, seus problemas financeiros, familiares, de saúde e em todos os aspectos da sua vida. A sabedoria da Cabalá é realmente tão poderosa que permite a uma pessoa controlar seu destino e a capacita a mudá-lo?

Resposta: Eu fico feliz que cada vez mais pessoas perguntam sobre como podemos mudar nosso destino e se isso é realmente possível. Isso levanta várias questões. Nossa vida está realmente nas mãos do destino cego ou nosso destino está predeterminado e pretende nos levar a um determinado objetivo? Nós podemos influenciar o nosso destino? Afinal, nós sentimos que somos totalmente controlados por ele.

Há pessoas que podem até mesmo prever o futuro. Eu conheço várias dessas pessoas e posso confirmar que elas realmente previram coisas que mais tarde se tornaram realidade. Elas tinham uma premonição sobre o que aconteceria no futuro.

Isso significa que todos os eventos já foram registrados em um determinado programa acima, que depois desce como um programa de computador e começa a operar, e nós nos movemos de acordo com esse programa.

Há realmente o destino, e hoje nós estamos cada vez mais convencidos de que estamos em suas mãos. No passado, nós vivíamos longe uns dos outros, de um país para o outro, de um continente para o outro, e por isso sentíamos que não tínhamos controle sobre nossas vidas.

As coisas são diferentes hoje: a humanidade é forte o suficiente e tem suficiente conhecimento, cérebro, habilidade, desejo e uma necessidade interior de controlar nossas vidas, mas nós vemos que não podemos fazer isso. É um milagre: nós fazemos tudo o que podemos para gerir as nossas vidas, mas as coisas só pioram.

Não era assim no passado, mas hoje nós percebemos que estamos totalmente desamparados e somos incapazes de controlar nosso destino de qualquer maneira. A questão é se podemos influenciar nosso destino.

Em cada geração há pessoas que podem prever o futuro e dizer o que vai acontecer. Prever o destino é uma coisa, mas mudar é algo totalmente diferente. Ninguém pode fazer isso. Se alguém lhe prometer isso, você deve ter muito cuidado.

Pergunta: Acontece que o destino é como um roteiro finalizado de uma peça em que vamos agir. Há pessoas que podem prever nosso destino, mas ninguém pode realmente mudá-lo. A sabedoria da Cabalá nos permite revelar nosso destino e, o mais importante, mudá-lo?

Resposta: A sabedoria da Cabalá é uma ciência que, em primeiro lugar, tem a intenção de revelar o plano de criação para nós, ou seja, o processo que atravessamos. Esse processo nos controla e nos leva a certa meta de uma geração para outra. Isso começou antes mesmo da criação do nosso universo e nos levará ao final da criação, quando todo esse mundo assumirá sua nova forma, que é diferente da sua forma atual.

A sabedoria da Cabalá nos fala apenas sobre parte do plano geral. O plano em si é muito mais amplo e inclui outras dimensões além do tempo, espaço e movimento, mas a sabedoria da Cabalá fala apenas sobre o que precisamos fazer aqui ao viver nesse mundo, como o chamamos, e como podemos mudar nosso destino nessa vida. Ela nos permite mudar o nosso estado em cada momento dado para que seja em benefício de todos: em nosso próprio benefício e em benefício de nossos filhos e netos.

A sabedoria da Cabalá é uma ciência muito prática e destina-se apenas para uso prático.

De acordo com a sabedoria da Cabalá há o destino e tudo o que está registrado tem que ser cumprido, mas nós podemos mudar a forma como passamos por esses estados. Suponha que eu sou uma criança que os pais enviaram para a primeira série e não tenho escolha senão ir à escola por dez anos até me formar.

No entanto, depende de mim como vou passar os próximos dez anos: se bem ou de uma forma dolorosa e terrível, se vou me sentir bem ou mal, se vou ser punido ou receber elogios. Isso significa mudar nosso destino.

Comentário: Acontece que o roteiro já foi escrito e de acordo com ele eu tenho que estar na escola, mas cabe a mim como vou me sentir nesse estado predeterminado.

Resposta: Depende de mim como o programa vai agir em mim na medida em que eu conseguir aprender como usá-lo.

De KabTV “Nova Vida # 478 – O Direito De Mudar Nosso Destino”, 21/12/14

Comente