Nova Vida # 320 – Felicidade E Tristeza

Nova Vida # 320 – Felicidade E Tristeza
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Yael Leshed-Harel

Resumo

O que é o estado especial de felicidade, como o sentimento de tristeza é mostrado em uma pessoa, como isso se relaciona com o seu desenvolvimento, e é possível sentir constantemente felicidade?

Felicidade: o resultado da satisfação de certa paixão que senti. Quanto maior for a deficiência, maior será a felicidade.

Condições para a felicidade: 1) Eu não tenho alguma coisa, 2) Eu alcanço essa coisa, e 3) a capacidade de expressar a felicidade em alcançá-la.

Qualquer coisa faz uma criança feliz. Dessa forma, a natureza a empurra a se desenvolver. Um adulto sempre sente falta e tristeza. Se eu olho para as pessoas que amo, como meus filhos, quando algo de bom acontece com elas, eu fico feliz. Mas geralmente eu estou cercado por pessoas que não tenho vontade de satisfazer. “Quando elas se sentem bem, eu me sinto mal”.

A mídia nos bombardeia com propagandas que visam nos dar a sensação constante de deficiência. Você quer ser feliz? “Então compre esse produto, e também esse, e aquele …”.

Na rua, estamos rodeados de pessoas infelizes, tensas. Na estrada, todos pressionam você. É assim em todos os lugares … O que você faz? Já nos acostumamos a não sermos felizes. Hoje a partir de uma idade precoce, as crianças estão sob pressão e tensão.

A alegria traz expansão e erupção; tristeza leva à convergência e contração

No passado, tanto a cultura como os esportes tornavam as pessoas felizes. Hoje, por exemplo, os resultados de futebol são manipulados, a vida é de plástico.

A felicidade é a conclusão da alma, disseram os sábios, referindo-se à felicidade de alcançar a essência da vida. Por que nos dizem para sermos felizes? Porque se eu não estou feliz, é um sinal de que não estou, no momento, vivendo corretamente. Por que é importante agradar os outros? Porque se preocupar comigo traz tristeza e se preocupar com os outros traz felicidade. As pessoas que dirigem suas vidas para alcançar a perfeição, veem tudo o que lhes acontece como um meio para o avanço.

Hoje existem todos os tipos de métodos de como ser feliz, mas eles são como aplicar um curativo em vez de fazer um tratamento definitivo. A verdadeira solução é encontrar a fonte da vida, de onde vêm todas as pressões, para me aproximar da descoberta. A vida é um grande jogo no qual somos obrigados a resolver o enigma da existência. Esse é o grande objetivo.

Felicidade para o ego: meu ego exige que eu seja superior aos outros. Assim, quando os outros falham, eu estou feliz.

A solução para a felicidade é simples: desenvolver o sentimento pelos outros como se fossem meus parentes.

Dez por cento das pessoas naturalmente sentem os outros tão perto delas. As outras 90% precisam desenvolver essa atitude em relação aos outros. Hoje isso é uma obrigação porque o nosso mundo está se tornando cada vez mais conectado, todos nós somos dependentes uns dos outros. Se desenvolvermos uma preocupação pelo bem-estar dos outros, isso nos preencherá imediatamente. E quando formos como um só corpo, seremos todos curados.

Invejar os outros me destrói, eu estou constantemente sentindo deficiência, eu me devoro.

Como o povo judeu, que sofreu tanto, ainda preservou a felicidade? Sobrevivência e visão: “luz para as nações”. Hoje, a sociedade israelense precisa se conectar, alcançar a felicidade e promover isso ao mundo. Através da conexão entre nós, vamos descobrir o segredo da vida. Isso nos trará a verdadeira felicidade e alegria completa.

De KabTV “Nova Vida # 320 – Felicidade E Tristeza”, 18/03/14