Midrash Raba E A Torá

Laitman_137Pergunta: Há muitas citações do Midrach Raba no livro Os Segredos do Livro Eterno. Que livro é esse?

Resposta: O Midrash Raba foi escrito antes do povo de Israel receber a Torá e descreve os eventos mencionados na Torá. Como a Torá nos fala sobre o tempo da correção após o êxodo do Egito, a questão é como aqueles que não entraram no Egito ainda poderiam ter sabido sobre ele. A resposta é que eles sabiam e estudaram, mas ainda não podiam processar essas ações internamente.

Comentário: O Midrash Raba descreve como a força chamada Abraão nasceu, e isso não é mencionado em nenhum lugar da Torá.

Resposta: A Torá fala sobre as ações que sofremos. O resto é secundário, sentido além das ações que são projetadas sobre nós, implícitas nos sons e nas letras em que estão escritas. O texto da Torá inclui tudo, não abertamente, mas como o sutil sentido interno do texto.

De fato, não há pensamento ou ação na história humana, do pior ao melhor, que não esteja incluído na Torá. Tudo na Torá deve ser cumprido pelo menos uma vez em nosso mundo.

Pergunta: Isso significa que você não nega o fato histórico de que Abraão realmente existiu?

Resposta: Não, mas estudando a Torá, nós começamos a entender que condição é essa, quando Abraão nasceu em nosso mundo e, de repente, surge um homem. Quem somos nós? Nós estamos realmente vivendo aqui, ou é algum tipo de modulação de forças que retrata tais figuras? Por que precisamos disso se podemos traduzir tudo em comunicação em um nível diferente sob a forma de campos de força ou informações?

Portanto, no mundo corpóreo, nasceu Moisés, que ensinou o povo, dividiu-o em grupos de dezenas, centenas e milhares. Ele tinha alunos que o ajudavam, e estes tiveram mais alunos, e assim por diante. O grupo inteiro que saiu da Babilônia começou a se formar de acordo com o nível espiritual, que mais tarde foi chamado de nação de Israel.

Todas as intenções desse grupo não eram simplesmente destinadas ao Criador. Eles eram destinados a se assemelhar e ser equivalentes a Ele. Em outras palavras, todas as ações e desejos de uma pessoa em todas as situações da vida visam apenas a se aproximar do Criador, ser mais amorosa e doadora.

Ao mesmo tempo, uma pessoa se eleva acima de todos os problemas, medos, preocupações e fracassos, acima de tudo o que o Criador traz ao longo do caminho de propósito para moldá-la, porque a formação espiritual é cumprida apenas a partir da oposição, do corpóreo e do negativo.

Da Lição de Cabalá em Russo 04/09/16