Cabalistas E O Tempo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nos escritos de “A Última Geração”, Baal HaSulam explica trinta milhões de anos de desenvolvimento do planeta Terra, esfriamento, aquecimento, e assim por diante. Por um lado, os Cabalistas não falam sobre o tempo e, por outro lado, é o que ele escreveu. O que ele quer dizer com as palavras: “trinta milhões de anos”?

Resposta: Baal HaSulam quer dizer que, dentro de nossas sensações, em pulsos, na reflexão de tempo, tais condições não foram criadas de uma só vez; elas foram construídas através de um processo de ações contrastantes, calor e frio, mais e menos, até que chegaram a um denominador comum.

Como resultado, nas profundezas da Terra, em um fogo extremo, todos os elementos da tabela periódica ferveram e, acima, nós vivemos calmamente sobre a crosta fina que nos separa do inferno fervente abaixo. E tudo depende dessa crosta fina.

Pergunta: Antes de  Baal HaSulam, nenhum Cabalista havia descrito esses processos?

Resposta: Sim, mas isso não significa que eles não soubessem sobre eles. É justamente que eles não puderam expressar em uma linguagem até então. Visto que Baal HaSulam viveu no século XX, quando começamos a nos corrigir, e o mundo começou a se mover para o fim da correção, uma linguagem acessível ao nosso entendimento apareceu.

Da Lição de Cabalá em Russo 14/08/16

Comente