Essa É Uma Sentença Para Todos Nós

Laitman_004Pergunta: Dia após dia, a sociedade israelense recebe novos golpes que a dividem cada vez mais. O último exemplo é o veredito do tribunal militar do soldado que atirou e matou um terrorista.

Esse golpe foi tão forte que sacudiu os alicerces de Israel e dividiu a sociedade ainda mais. Como você avalia o estado da sociedade israelense após esse evento?

Resposta: Eu não posso avaliar as ações do tribunal militar, do exército, dos juízes, da direita e da esquerda. Eu olho apenas para os danos causados ​​ao povo de Israel e à sociedade israelense. Infelizmente, ninguém mais está considerando isso, e esse é um grande problema.

O povo de Israel deve entender que a nossa missão é se unir. Toda a nossa força está na unidade, e toda a nossa esperança está na conexão com o outro. Não podemos nos dar ao luxo de prejudicar nossa conexão, mesmo que ela seja puramente física.

Se não há unidade espiritual, nós devemos ao menos cuidar da estrutura física em que vivemos juntos para ela que não conduza ao ódio, divisão e alienação de qualquer forma. No entanto, o que ocorreu agora foi exatamente essa divisão entre a mídia, os juízes, a polícia, o exército, as pessoas, a direita e a esquerda, e entre as diferentes partes.

Esse é um problema enorme para pais e filhos. Os pais agora não sabem o que vai acontecer quando seus filhos forem para o exército. É um golpe tão grande para a nossa nação como nunca aconteceu antes. Ele atinge o coração da nação: o exército que sempre foi sagrado para eles. No entanto, hoje essa atitude está mudando, especialmente depois de um caso como esse.

É uma pena que a divisão tenha atingido tais proporções. É tudo porque não há organização responsável pela unidade do povo. E é somente a partir desse ponto principal – a necessidade do povo de Israel estar em unidade – que precisamos verificar qualquer decisão, aprová-la ou não.

Tudo o que leva à separação do povo deve ser parado a qualquer custo. Era possível lidar com esse assunto de modo que ele não chocasse as pessoas e as dividisse em campos opostos. Nós recebemos um golpe muito forte. Esperamos que isso ajude reconhecer o mal e a compreender a falta da unidade.

Que tipo de divisão precisamos alcançar para finalmente descobrir que é necessário se unir? Ninguém menciona isso; ninguém se importa. Algumas pessoas odeiam outras, as outras odeiam alguém, e todo mundo pensa que é normal. Cada dia, o ódio é revelado cada vez mais.

A mídia age apenas para aumentar o ódio. Eles são chamados de meios de “conexão”, mas que tipo de conexão existe? Quem e como se conectam? Esse é um estado terrível.

Pergunta: A Internet está cheia de queixas com expressões de desconfiança dos sistemas básicos do Estado e do sistema legal. As mães estão se recusando a enviar filhos para o exército. Há uma crítica nítida da mídia. Como esta situação pode ser corrigida?

Resposta: Nós não somos uma nação comum, e se continuarmos dessa forma, o país vai simplesmente entrar em colapso e deixará de existir! O povo de Israel não são apenas pessoas comuns.

Até agora, nós tivemos a oportunidade de viver nessa terra, e somente devido à graça superior ainda existimos aqui e de alguma forma nos conectamos. Mas se isso continuar, logo não sentiremos nenhuma conexão um com o outro. Então, por que os jovens iriam para o exército? Eles não se sentiriam obrigados a ninguém de qualquer forma.

Haverá um completo desprezo dos sistemas governamentais; isso já está acontecendo hoje. Esse será o nosso fim. A situação parece simplesmente terrível, e o problema é que ninguém está explicando ao povo e ao governo que a conexão é a base do povo de Israel.

Isso não pode acontecer com nenhuma outra nação. Mesmo que houvesse uma guerra fratricida, eles ainda permaneceriam uma nação. Isso não é assim para o povo de Israel. Nós simplesmente nos espalharemos porque não somos uma nação. Não há nenhuma conexão biológica entre nós, nenhum sentimento instintivo interior de que viemos do mesmo pai e mãe.

Abraão reuniu os judeus de todos os babilônios, e nós continuamos assim. Não há nenhuma comunicação instintiva entre as pessoas, e isso é natural e correto. Em vez disso, deve haver uma conexão espiritual. Mas mesmo essa pequena conexão que recebemos devido à oportunidade de viver na terra de Israel como concedida de cima está quebrando como resultado de tais ações.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 05/01/17Escritos do Baal HaSulam