Fantasias E Realidade, Parte 1

laitman_752_1Pergunta: Às vezes a pessoa pensa que coisas reais acontecem com ela, mas depois acorda e entende que era apenas um sonho. O que é realidade e o que é ilusão?

Resposta: Existe apenas uma realidade: a força superior. Na medida em que revelamos essa força, nós existimos na realidade. Se não revelamos a força superior, significa que continuamos na ilusão.

Segue-se que o nosso estado atual, onde a força superior está oculta de nós, é uma ilusão. Está escrito no “Prefácio ao Zohar” que todo o mundo que vemos na nossa frente é apenas nossa fantasia, mas uma fantasia altamente complexa, você pode até dizer, uma fantasia complicada.

Na verdade, como a sabedoria da Cabalá explica, não vemos a realidade na nossa frente, mas a imaginamos dentro de nós mesmos. Parece-nos que essa fantasia interna realmente existe e que está fora de nós.

Imagine que tudo o que vemos ao nosso redor, tudo o que sentimos, ouvimos e respiramos, todas as impressões em nossos cinco sentidos existem, basicamente, dentro de nós. Não no interior do corpo, porque também é uma ilusão, mas no órgão de percepção chamado desejo de receber prazer. Esse desejo inclui visão, audição, olfato, paladar e tato.

Em essência, nós detectamos não o que ocorre fora, mas o que ocorre dentro desses sentidos. Visão, olfato, paladar, audição e tato são cinco níveis de impressões internas dentro em nós, ou seja, no desejo de receber prazer. Ao reagir a ondas e fluidos que entram nele, o desejo de receber imagina a realidade na qual supostamente existe.

É quase como colocar óculos 3D e se ver na floresta ou no espaço exterior. Somente esses óculos são permanentes, implantados dentro de nós. Por meio deles, descobrimos a nossa realidade imaginária. Mas ela é de fato “nossa” na medida em que nos tornamos tão acostumados e unidos a ela que não podemos nos separar dela.

Os Cabalistas revelam a verdadeira realidade existindo não dentro de nós, como a realidade imaginária, mas fora de nós. Essa realidade superior, a força superior, é chamada de “Criador” (Boreh), porque significa duas ações: “venha” (Bo) e “veja” (Reh) Ele. Assim, vemos como a força superior governa toda a realidade, que é, de fato, o desejo de receber prazer.

A força superior é o desejo de deleitar, de doar. Ao revelá-la, descobrimos como essa força preenche todo o universo, toda a criação, ou seja, o desejo de receber, de ser preenchido.

Pergunta: Será que sentimos a realidade superior com os mesmos sentidos da visão, audição, olfato, paladar e tato?

Resposta: Nós sentimos a realidade superior nos cinco sentidos chamados Keter, Hochma, Bina, Zeir Anpin e Malchut. É a forma de percepção superior aos sentidos habituais.

Pergunta: Será que ela é sentida como uma verdadeira realidade?

Resposta: É sentida muito mais forte do que a nossa atual.

De KabTV “Nova Vida”, No. 787, 01/11/16