Nova Vida # 437 – Os Dez Dias De Arrependimento

Nova Vida # 437 – Os Dez Dias De Arrependimento
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Yael Leshed-Harel

Resumo

Qual é o significado dos Dez Dias de Arrependimento? Como eles nos orientam rumo ao nosso desenvolvimento pessoal e social e como os workshops de conexão nos ajudam a fazer isso de acordo com a sabedoria da Cabalá?

Quanto mais sábio e sensível uma pessoa se torna, mais vê o que tem que corrigir internamente. Identificar-se com o maior número de falhas possível é o primeiro passo para a correção. Assim como em um diagnóstico médico, eu examino o que é falho em mim com respeito ao objetivo do meu desenvolvimento, que é ser como um homem em um só coração.

Quando nós começamos a examinar a nossa atitude para com os outros, descobrimos entre nós um sistema chamado de dez Sefirot. Em Rosh Hashaná eu decido corrigi-lo, e durante os dez dias de arrependimento examino exatamente o que precisa ser corrigido.

O arrependimento revela dez desejos em mim, que eu tenho que mudar “do meu próprio benefício” para “o benefício dos outros”. Isso é chamado de executar uma Mitzva, um mandamento do plano geral da natureza, de Deus. Os dez dias de arrependimento simbolizam os dez grupos de desejos que tenho que classificar, as dez Sefirot.

Os dez dias de arrependimento estabelecem um plano para corrigir o mal em mim. Isso exige uma inspiração de cima. Tal introspecção não exige grande sabedoria ou conhecimento acadêmico. É feito de um grupo. Ao trabalharmos em um grupo, sentados em círculo com dez pessoas, nós desenvolvemos a atitude correta para com os outros.

Esse processo de autocorreção pode ser feito em qualquer dia do ano e não apenas durante os dez dias de arrependimento.

Durante os dez dias de arrependimento nós esclarecemos quais desejos podem ser usados em benefício dos outros e quais não podem. É um sistema fechado. Tudo o que uma pessoa toma para si além do que realmente precisa é à custa dos outros. No final dos dez dias de arrependimento, a pessoa descobre que todas as suas ações são apenas para seu próprio benefício e começa as correções.

De KabTV “Nova Vida # 437 – Feriados: Os Dez Dias De Arrependimento” 28/09/14

Comente