“Como As Estrelas Do Céu Em Abundância”

laitman_749_01Torá, Deuteronômio 10:22: Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e agora o Senhor teu Deus te pôs como as estrelas dos céus em abundância.

Quando os filhos de Israel desceram ao Egito, eram apenas setenta almas. Isso significa que era todo o Partzuf, mas em um estado de pequenez (VAK): Hesed, Gevura, Tiferet, Netzah, Hod, YesodMalchut, e sete vezes dez é igual a setenta pessoas.

Partzuf não tinha “cabeça”, ou seja, o enorme desejo do Faraó que foi adquirido no Egito. Assim, depois de sair do Egito, eles foram capazes de se reunir em uma alma completa. O Faraó acrescentou o desejo a eles, fazendo-os trabalhar muito duro. Eles começaram a pensar em sua finalidade, o que fazer consigo mesmos e como se conectar acima do egoísmo crescente. Sérias disputas e brigas entre eles começaram no Egito. O Faraó estava constantemente entre eles. A força egoísta cresceu, afastando-os uns dos outros. Assim, um estado de desespero foi criador, e eles foram forçados a se aproximar.

Ao tentar se conectar, eles finalmente entenderam que, no Egito, não seriam capazes de se aproximar e sair do seu egoísmo. Portanto, eles tiveram que subir acima do Faraó, ou seja, escapar do Egito.

Pergunta: Será que os filhos de Israel aumentaram quantitativamente e se tornaram numerosos precisamente porque o egoísmo cresceu?

Resposta: A Torá nunca se refere a um acréscimo quantitativo, mas apenas à qualidade do Partzuf: primeiro uma pequena alma, depois um pouco maior, e depois ainda maior. Isso não depende da quantidade dos elementos, mas do poder do egoísmo que foi juntado nela. Isso é chamado que o Partzuf agora tem uma cabeça.

Pergunta: A cabeça que é adicionada ao VAK é o surgimento de Moisés?

Resposta: Sim, lentamente a necessidade por ele se desenvolve no povo de Israel. Não há nada artificial aqui. Eles crescem gradualmente até Moisés surgir entre eles. E ele aparece de repente, quando não há nenhuma necessidade especial por ele.

Ele surge entre duas linhas, direita e esquerda, entre o Faraó e o Criador, como alguém capaz de conduzir todos os outros desejos.

De Kab TV “Segredos do Livro Eterno” 01/06/16

Comente