As Raízes Do Medo

Laitman_002Pergunta: Qual é a raiz do medo humano (Pachad)?

Resposta: O medo é a principal propriedade egoísta que vem do desejo de prazer que tem pavor de ficar vazio; essa é a base de todos os medos.

Pergunta: No nosso mundo, existem centenas de tipos de medos. Ele aparece no meu egoísmo, que responde a quaisquer influências externas. De que o homem tem medo, o que ele teme?

Resposta: A pessoa tem medo da derrota do seu “eu” e do sofrimento.

Pergunta: Como o medo influencia uma pessoa?

Resposta: O medo influencia o desejo de prazer e deprime-o tanto que desperta uma sensação de medo, ansiedade e pensamentos como: “Eu não serei capaz de desfrutar nada, mas vou apenas sofrer o tempo todo. Eu apenas vou sentir vazio, escuridão”.

Na raiz do medo há a carência de sentir o Criador, de sentir a Luz que preencheria o meu desejo, mas que por algum motivo ainda não foi preenchido. Meu desejo vazio sente medo. Isso significa que o medo é um sentimento de que eu careço do preenchimento que mereço.

Pergunta: O Cabalista que descobre o Criador não tem medo de nada?

Resposta: É claro! Pelo contrário, ele é totalmente confiante que tudo está sendo preenchido.

Pergunta: O medo é sinônimo de uma sensação de “temor” (Yirah)?

Resposta: Temor é algo diferente. É um estado no qual eu quero atrair a característica de medo para mim mesmo, e atraí-la para subir ao próximo nível.

Pergunta: Como a pessoa pode lutar contra o medo? Suponha que o Criador me envia todos os tipos de medos, o que eu devo fazer? Tomar um antidepressivo?

Resposta: Antidepressivo é supressão. Quando o medo toma conta de uma pessoa, primeiro é preciso imaginar que “Não há outro além Dele” (Deuteronômio 4:35). Há um excelente artigo sobre este assunto no livro Shamati, artigo 138, “O Temor Que Às Vezes Vem Sobre A Pessoa”. No artigo, está escrito que uma pessoa deve imaginar que não há forças de Tuma’a (impureza) em nosso mundo e só deve exigir que o Criador revele isso a ela.

Pergunta: Será que isso não a leva à inação?

Resposta: Essa é a ação. Nós não temos nenhuma necessidade de quaisquer outras ações além da ação de descobrir o Criador.

Da Lição de Cabalá em Russo 01/05/16