A Natureza De Homens E Mulheres

laitman_560Pergunta: Qual é a natureza de homens e mulheres de acordo com a sabedoria da Cabalá?

Resposta: Na natureza existem dois sexos, dois extremos, dois polos: masculino e feminino; não há nenhum polo intermediário.

Existem duas forças: a força do Criador, o doador, o dador, a fonte, é a força de doação; e a força da criatura é o desejo, a deficiência, o vazio, o desejo de ser preenchido, de atrair para si mesmo e absorver tudo em si mesmo. Esses dois polos, o positivo (masculino) emite e dá de si mesmo, e o negativo (feminino) atrai para si e quer ser preenchido.

Inicialmente, a criatura era feminina, porque em todos há apenas um único desejo, um desejo de ser preenchido, ou seja, de absorver, atrair a nós mesmos, tudo o que inicialmente queremos. Assim, em relação ao Criador, todos nós somos femininos.

Mais tarde, nós nos dividimos naqueles que superaram seu egoísmo e se dirigem aos outros. Eles são capazes de transcender seu egoísmo, apesar do desejo de absorver, e trabalham com a intenção de doar, com o altruísmo, a preocupação com os outros, o preenchimento dos outros. Eles são chamados de homens (masculino). E aqueles que não podem superar seu egoísmo e ainda querem apenas se preencher, pensam só nisso, estão preocupados a cada minuto, a cada segundo, a cada momento, apenas que tudo vai ser bom para eles: eles são chamados de mulheres (femininos) pela sabedoria da Cabalá.

Na sabedoria da Cabalá, os sexos são diferenciados de acordo com indicadores espirituais: alguém que dá é chamado de homem (masculino), alguém que recebe é chamado de mulher (feminino). Além disso, a pessoa pode mudar e estar em um estado em um determinado momento, e em outro estado no momento seguinte. Isso não depende do seu sexo corporal. Se uma pessoa anseia pelo desenvolvimento espiritual, ela deseja ser um homem no sentido espiritual, um doador.

Houve muitos Cabalistas do sexo feminino na história. No sentido espiritual, elas foram chamadas de homens e estavam acima de todos os outros homens.

Portanto, não devemos nos relacionar com o sexo a partir do aspecto físico ou corporal de homens e mulheres, mas de acordo com se a pessoa é doadora ou receptora. Atualmente, eu diria que as mulheres que estão estudando com a gente por muito tempo anseiam mais pela característica de doação do que os homens.

Pergunta: Do ponto de vista da sabedoria da Cabalá, de que maneira um homem deve agir em uma família?

Resposta: Em uma família, o homem precisa dar o exemplo de como transcende seu egoísmo. Mas, de preferência, não de uma forma física (embora isso seja necessário, especialmente para crianças). O homem deve dar o exemplo aos seus filhos do anseio pelo desenvolvimento espiritual, já que sem o desenvolvimento espiritual nosso mundo será destruído.

Da Lição de Cabalá em Russo 26/06/16

Um Comentário

  1. Excelente! Grato.

Comente