Depressão Na Adolescência

Laitman_182_02Comentário: O número de adolescentes que sofrem de depressão nos EUA subiu para mais de 11%, mas esses jovens raramente consultam seus médicos (Healthline.com e Mental Health America).

Resposta: Esses adolescentes não entendem que sofrem de depressão e acreditam que é a maneira de começar vida.

Comentário: Eles dizem que que existem três principais sintomas da depressão: o primeiro é um declínio acentuado nas realizações acadêmicas e atividades que eram bem-sucedidas anteriormente, tais como estudos, música, etc. Em segundo lugar, mudanças no consumo alimentar: a pessoa pode querer comer demais ou perder totalmente o apetite; em terceiro lugar, uma incapacidade de se concentrar concretamente em uma atividade específica e o desejo de estar sozinho. Adolescentes nas idades de 12-17 são especialmente inclinados a fazer isso (Mental Health America e National Institute of Mental Health).

Resposta: Os jovens dessa idade começam a procurar um sentido na vida: “Eu estou começando minha vida, em que deveria me envolver?” Depois eles percebem que não há nada com que se envolver. Não muito tempo atrás, físicos, poetas, músicos, matemáticos, astronautas e capitães da marinha eram respeitados. Havia romantismo, enquanto que hoje todas as pessoas se preocupam com dinheiro. É apenas natural que qualquer forma de coragem, realização e romantismo tenha perdido o seu significado.

Os jovens de hoje não sabem qual é o ideal pelo qual se deve viver ou sofrer, e afinal, estes são anos em que a pessoa quer fazer um esforço para atingir um determinado objetivo sublime, já que assim desenvolve a sua autoestima e tem o orgulho de pertencer a algo que é sublime e especial. No passado a juventude sonhava com atos heroicos e até mesmo os hippies seguiram a ideia de pureza, mas agora tudo acabou.

Parecia que os jovens poderiam ter tudo, já que viajar para a Índia hoje é como visitar sua avó na cidade vizinha, mas a pergunta é: “para onde eu deveria ir e para que se já sei o que está lá?” Portanto, eles não têm nada a que aspirar, nem metas sublimes, e não há sentido na vida. Eu não posso imaginar como se pode viver dessa maneira.

Quando eu era jovem, estava dividido entre diferentes opções do que deveria ser. Nós tínhamos muitas opções, enquanto que hoje essa necessidade permanece profundamente dentro e é imediatamente extinta, porque não há nada a que aspirar. Consequentemente, uma pessoa se sente muito desapontada com o fato de que há uma grande necessidade, uma grande tensão, um grande desejo interno, e, por outro lado, ela desenvolve um sentimento vazio e desrespeito pelo que vê na vida.

Não há nada que a pessoa possa desejar, nada pelo que se esforçar. Onde estão as noites sem dormir? Onde está a procura? Não há nada. Essa é a razão pela qual as pessoas se sentem perdidas. Na adolescência, elas não podem entender ou saber qual caminho percorrer, seja estudar economia para ganhar dinheiro ou estudar um determinado campo da ciência e, então, viver com as migalhas que os ricos jogam para eles. Eles não podem sonhar, não têm sido instigados, não têm sido levados a frente, e nada lhes interessa.

Pergunta: O que vai acontecer então?

Resposta: Eles vão se sentir tão decepcionados que vão querer destruir o mundo que não lhes promete nada, mas simplesmente os obriga a viver. Essa é a razão porque há uma crescente taxa de suicídio e uma crescente popularidade de fuga para o ISIS e outras organizações terroristas. As pessoas consomem mais drogas e se envolvem em jogos malucos na Internet apenas para tirar suas mentes da situação em que se encontram e ficar ocupadas com alguma coisa. É uma geração perdida. Não temos nada para lhes oferecer e eles mesmos não têm nada a oferecer. Nós estamos vivendo basicamente pela lei da inércia.

Pergunta: Mas nós podemos lhes oferecer alguma saída?

Resposta: Há apenas uma saída. Nós estamos intencionalmente nessa condição, atingimos a fase final do nosso desenvolvimento e há apenas uma coisa que nos resta a fazer: nos unir para alcançar o próximo nível de nossa evolução. Lá novas dimensões ilimitadas se abrirão para nós, satisfações ilimitadas, audácia, romantismo e tudo!

O nosso trabalho é trazer os jovens para esse caminho de desenvolvimento. Seu desapontamento amadureceu, e apesar da negatividade, eles têm uma necessidade interior. Nós temos que desenvolver a abordagem correta, a fim de incentivá-los a esse romantismo, à realização especial e à revelação do mundo. Não se trata da revelação de certos pântanos, florestas ou mesmo o espaço exterior para orbitar a terra, mas de um mundo totalmente novo, um mundo para o qual podemos ascender, viver e nos desenvolver em uma direção diferente, em diferentes formas e atributos, para criar, ousar, ser como deuses.

Isto é o que podemos oferecer aos jovens, mas temos que encontrar o caminho certo para abordá-los e oferecer-lhes isso. O problema está apenas no primeiro encontro com eles. Nós temos que encontrar o caminho certo. Portanto, não esperem, nós temos que começar agora.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 18/07/16