Uma Célula Altruísta Em Um Corpo Egoísta

Laitman_049_01Pergunta: Se imaginarmos que a humanidade, como um corpo enorme e muito poderoso, de repente sentisse que uma determinada célula dentro se tornou altruísta, o corpo desviaria toda a sua energia para destruir essa célula?

Resposta: Nós Cabalistas sentimos isso em nós mesmos. Ao longo da história os Cabalistas foram terrivelmente humilhados até mesmo por pessoas que estavam muito próximos a eles. Hoje, este também é o tipo de atitude que aqueles que estudam a sabedoria da Cabalá encontram. É difícil dizer que este estudo é recomendado e que é bem-vindo e apreciado por outros. O grande mecanismo egoísta está trabalhando em suprimir a célula altruísta.

Infelizmente a atitude do mundo para com a sabedoria da Cabalá não pode ser positiva. É negativa, desrespeitosa, de desprezo, e baseada principalmente no medo e em suposições erradas. Nosso ego vem com qualquer coisa que se possa imaginar: práticas, misticismos e crenças, a fim de afastar as pessoas da sabedoria da Cabalá.

Pergunta: Isso não vai mudar nunca?

Resposta: Tem de mudar. Eu acredito que isso vai acontecer em nossa geração. Nós podemos passar por mais algumas experiências desagradáveis, mas por fim tudo vai mudar.

Comentário: Se você diz que essa é a natureza humana, então você não culpa aqueles que se opõem a você.

Resposta: Eu não os culpo. Do que posso culpá-los? Eles não têm livre-arbítrio. O Criador os maneja. Claro, eu não gosto da vara que me bate, mas não posso atribuir qualquer importância a ela ou atribuir a eles livre-arbítrio e tomada de decisão independente uma vez que tudo é gerido de Cima. Portanto, quando eu ouço sobre esses ataques contra mim e nossa organização mundial, eu os vejo como um incentivo ao nosso trabalho e confirmação do fato de que o Criador não se esquece de nós.

Pergunta: Não lhe preocupa que essas forças possam parar a nossa disseminação?

Resposta: Eu tenho que fazer o meu trabalho, apesar de tudo o que acontece.

Da Lição de Cabalá em Russo 13/03/16