Nova Vida # 732 – As Duas Tábuas do Testemunho

Nova Vida # 732 – As Duas Tábuas Do Testemunho
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

As “Tábuas do Testemunho” são a base para a conexão entre o ser criado e o Criador. Há duas fases no desenvolvimento do ser criado: a primeira é instintiva e a segunda é consciente.

Resumo

O objetivo da fase consciente é para o ser criado se assemelhar ao Criador. O ser criado equaliza sua forma com a do Criador por um programa especial de desenvolvimento: a Torá. A essência deste programa está escrito nas “Tábuas do Testemunho”. O programa age através da Luz, que é o atributo de doação que controla toda a realidade e desenvolveu o desejo de receber em 10 níveis.

A sabedoria da Cabalá explica os Dez Mandamentos, que não têm nada a ver com a nossa vida neste mundo. Trata-se da correção das dez Sefirot, dez condições, segundo aa quais o desejo de receber adquire a forma de amor e doação do Criador. A expressão do amor é dar. Essas dez condições também são explicadas pela sabedoria da Cabalá como 125 níveis. Além disso, as Tábuas do Testemunho tornaram-se o fundamento da moralidade humana, mesmo na Rússia comunista. Sem os Dez Mandamentos a humanidade teria permanecido totalmente bárbara. Elas desenvolveram a raça humana.

Os verdadeiros Dez Mandamentos são revelados na segunda fase do desenvolvimento do ser criado, na parte consciente, e se referem às formas de doação que uma pessoa tem que adotar nos níveis avançados do ego. Quando a pessoa começa a corrigir pela primeira vez o desejo de receber de egoísmo para doação, ela não sabe o que os Dez Mandamentos representam, as dez Sefirot. A palavra “Sefira” vem da palavra “safira” na medida em que ela ilumina quando o desejo de receber se torna um desejo de doar. Hoje “não roubarás” sequer existe. Não há outra maneira de corrigir uma pessoa, exceto pela atração da Luz que Reforma.

De KabTV “Nova Vida # 732 – As Duas Tábuas do Testemunho”, 09/06/16