Nova Vida # 561 – O Feriado De Shavuot Na Sociedade Israelense

Nova Vida # 561 – O Feriado De Shavuot Na Sociedade Israelense
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Yael Leshed-Harel

O que a sabedoria da Cabalá diz sobre o consumo de produtos lácteos e frutas que é típico da festa de Shavuot? Como é possível perceber o evento da entrega da Torá e o que é assegurado à humanidade através da recepção da Torá?

Resumo

O consumo de produtos lácteos simboliza o amor, como o amor de uma mãe por seus filhos. A cor branca simboliza a Luz, doação pura. Se nos relacionamos uns com os outros com amor, atingimos frutas muito especiais, descobrimos um mundo perfeito.

O problema é que nós naturalmente sentimos tudo apenas através do desejo de receber, roubando para mim, explorando, e assim por diante. Há uma força especial que pode transformar a má atitude para com os outros em uma boa atitude. Nós chamamos essa força de “Torá”.

A sabedoria da Cabalá possibilita que uma pessoa receba a força da Torá, a força que corrige a nossa atitude para com os outros. Nós recebemos a Torá com o Êxodo do Egito, que simboliza o ápice da distância, do ódio e da separação.

Se não trouxermos a força do bem para a sociedade israelense, não podemos continuar a existir. A força do bem é inerente à natureza, está oculta. Portanto, o método para descobri-la é chamado de “sabedoria do oculto”. A Cabalá nos ensina que, se não nos conectarmos com a ajuda da força do bem, os nossos inimigos vão nos obrigar a conectar.

Hoje, nem o religioso, nem o secular definem o “E amarás o teu amigo como a ti mesmo” (Levítico 19:18) como o objetivo da existência de Israel. Apenas a Cabalá está envolvida com a regra geral, “E amarás o teu amigo como a ti mesmo”, e por isso consegue conectar todas as partes do povo.

Fazer uma correção significa corrigir a sua atitude para com os outros do ódio ao amor com a ajuda da força da Luz. Uma pessoa corrigida se sente responsável por todo o mundo; seu papel é conectar a força positiva com todos. Em conclusão, a Torá da verdade, a Torá oculta, a “Torá da Luz, é um método para a construção do amor ao próximo, uma vida perfeita e eterna.

Bom Feriado!

De KabTV “Nova Vida # 561 – Feriados E Festivais: O Feriado De Shavuot Na Sociedade Israelense”, 03/05/15