“Deus Não Existe E Os Computadores Ultrapassarão Os Seres Humanos”

laitman_622_01Nas Notícias (International Business Times): “O físico britânico Stephen Hawking disse que Deus não existe e que os computadores vão ultrapassar os seres humanos no próximo século. O físico de 73 anos de idade descartou qualquer noção de que existe um Deus em uma entrevista, afirmando que a ciência é capaz de explicar a origem de tudo.

“Quando perguntado pelo jornal espanhol El Pais, se os cientistas devem acreditar em Deus, Hawking respondeu: ‘Eu uso a palavra Deus em um sentido impessoal, como Einstein fazia, para as leis da natureza’. Essa pergunta foi seguida por: ‘Você acha que os seres humanos um dia irão abandonar a religião e Deus’, a que ele respondeu: ‘As leis da ciência são suficientes para explicar a origem do universo. Não é necessário invocar Deus’.

“… [Ele] passou a dizer que o futuro da raça humana poderia ser sombrio. Ele disse que se alienígenas viessem para a Terra, poderiam assumir o nosso planeta. Hawking: ‘Esses alienígenas avançados talvez se tornem nômades, procurando conquistar e colonizar qualquer planeta que possam alcançar. Para o meu cérebro matemático, os números por si só fazem pensar em alienígenas de forma totalmente racional. O verdadeiro desafio é trabalhar em como os alienígenas possam realmente ser”.

“Sobre o tema da inteligência artificial (IA), acrescentou: ‘Os computadores vão ultrapassar os seres humanos com IA em algum momento dentro dos próximos 100 anos. Quando isso acontecer, é preciso garantir que os computadores tenham objetivos alinhados com os nossos.

“‘Eu acho que a sobrevivência da raça humana dependerá da sua capacidade de encontrar novas casas em outros lugares do universo, porque há um risco crescente de que um desastre vai destruir a Terra. Eu quero, portanto, sensibilizar o público sobre a importância do voo espacial. Eu aprendi a não olhar muito à frente, mas concentrar-me no presente. Eu tenho muito mais do que quero fazer”.

Meu Comentário: A sabedoria da Cabalá poderia ser muito útil para todos os cientistas; eles não teriam que sofrer por gerações afirmando hipóteses e depois refutando-as. Em vez disso eles poderiam somente descobrir a natureza de Deus.

Comente