“O Ocidente Morre Com Seus Deuses”

Laitman_419Opinião (The American Conservative): “A religião de um povo, sua fé, cria sua cultura e sua cultura cria sua civilização. E quando a fé morre, morre a cultura, a civilização morre e as pessoas começam a morrer. Essa não é a história recente do Ocidente?

“Hoje, nenhuma grande nação ocidental tem uma taxa de natalidade que irá impedir a extinção de seus nativos. Até o final do século, outros povos e outras culturas vão ter largamente repovoado o Velho Continente.

“O homem europeu parece destinado a acabar como as 10 tribos perdidas de Israel — superado, assimilado e desaparecido. Enquanto os povos Europeus — Russos, Alemães, Britânicos, residentes nos Estados Bálticos — encolhem em números, a ONU estima que a população da África dobrará em 34 anos para mais de 2 bilhões de pessoas. O que aconteceu com o Ocidente? Como G. K. Chesterton escreveu, quando os homens deixam de acreditar em Deus, eles não creem em nada, eles creem em qualquer coisa.

“Como as elites europeias deixaram de acreditar no Cristianismo, começaram a se converter a ideologias, que o Dr. Russell Kirk chama de ‘religiões seculares’. Por um tempo, essas religiões seculares — Marxismo-Leninismo, Fascismo, Nazismo — capturaram os corações e mentes de milhões. Mas quase todos estavam entre os deuses que falharam no século XX.

“Agora o Homem Ocidental abraça as novas religiões: igualitarismo, democratismo, capitalismo, feminismo, Um Mundismo, ambientalismo. Estes, também, dão significado para a vida de milhões, mas, também, são substitutos inadequados para a fé que criou o Ocidente.

“Porque lhes falta o que o Cristianismo deu ao homem — uma causa não só para viver e morrer, mas um código moral para viver, com a promessa de que, no final de uma vida tão vivida, viria a vida eterna. O Islã, também, mantém essa promessa. O Secularismo, no entanto, não tem nada a oferecer para combinar com essa esperança”.

Meu Comentário: Mas além da promessa da vida eterna está a capacidade de atingir nesse mundo algo que não é prometido, mas que a sabedoria da Cabalá oferece como um método para a revelação do Criador às suas criaturas neste mundo.