O Caminho Para O Criador É Através Deste Mundo

laitman_423_02Comentário: Se o pensamento da criação é predeterminado e todos nós vamos alcançar o Criador, quer queiramos ou não, e o único livre arbítrio que temos é o de aceitar ou não a Sua liderança, nós podemos dizer que o livre arbítrio é uma ilusão.

Resposta: Embora o pensamento da criação e o último estado de uma pessoa sejam predeterminados, a nossa forma de aceitar a liderança do Criador é muito importante porque só pela percepção correta da atitude do Criador para com a pessoa é que ela pode dar-Lhe contentamento.

Em primeiro lugar, estar em nosso mundo, que é o menor de todos os mundos, e as circunstâncias em que vivemos, ajudam a pessoa a revelar a atitude correta para com o Criador.

Em segundo lugar, o fato do fim estar predeterminado não deve nos incomodar uma vez que o Criador está oculto de nós de qualquer maneira. Portanto, quando a pessoa aspira a alcançá-Lo e tenta escolher a forma como Criador escolheria é que ela realmente atinge Seu pensamento neste movimento, Sua mente, Sua atitude, Sua meta e Seu relacionamento.

A pessoa precisa deste mundo porque, embora não sinta o Criador, não veja a meta final, e não saiba como avançar em direção a ela, ela tem os elementos que a motivam a buscar e tentar agir corretamente. É em sua busca pelo correto movimento para a frente que ela começa a sentir o Criador, a percebê-Lo, a absorver Seus atributos, Seus pensamentos e sentimentos e, assim, torna-se igual a Ele.

Da Lição de Cabalá em Russo 31/01/16

Comente