Moisés

laitman_740_02O primeiro herói do feriado de Pesach é Moisés, o líder espiritual. Esta é uma qualidade especial dentro da pessoa que a leva ao êxodo do Egito.

Se não falarmos de Moisés como uma qualidade dentro da pessoa, mas como um personagem, então ele não era um líder nato. Moisés é uma pessoa que está fechada dentro de si, que quer alcançar, estar consciente do mundo ao redor, de suas características, dela mesma.

Moisés viveu no palácio do Faraó e usou todos os benefícios que lhe eram devidos como príncipe. No palácio eles o respeitavam e ele aprendeu a sabedoria egípcia, magia, tudo o que era usado no Egito em seu tempo na construção das pirâmides, na percepção do universo através da astronomia e tudo o que tinha sido desenvolvido naquela época. Moisés era um cientista e tudo isso era muito atraente, mas ele não estava conectado com os egípcios ou com o povo. Ele era simplesmente um príncipe.

Quando ele estava no exílio do Egito, o Criador pediu que ele voltasse ao Egito e ele obedeceu, mas sem qualquer intenção pessoal. Quando voltou ao Egito, ele foi ao seu avô, o Faraó, e sua madrasta, Batia, como um adversário, opondo-se a eles e dizendo ao Faraó: “Deixe o meu povo ir” (Êxodo 5:1). Mas Faraó se opôs a isso e argumentou, “Os filhos de Israel estão vivendo aqui com suas famílias e gado; eles gerenciam suas famílias e têm sido meus por algum tempo já. Eles não pretendem ir a qualquer lugar”. Imagine uma situação em que, aparentemente, exigíssemos do Presidente Obama, “Deixe os judeus ir a Israel”. E ele respondesse: “Não tenho a intenção de libertá-los; eu preciso deles para o desenvolvimento da economia, ciência e comércio. Tente se aproximar deles e ouça o que eles vão responder”.

Afinal de contas, os judeus estavam vivendo muito bem no Egito. Eles usavam todos os benefícios ainda mais do que os próprios egípcios. Por isso, foi impossível abordá-los de qualquer forma, mesmo do ponto de vista do Faraó e do ponto de vista dos próprios judeus. O povo de Israel era gordo, preguiçoso, e estava sob a influência de tradições, cultura, ciência, artes e entretenimento dos egípcios. Eles tinham tudo o que precisavam, incluindo enormes pastagens para seu gado. Pode-se dizer que eles viviam no melhor lugar no mundo.

No momento em que Moisés começou a pedir ao Faraó para libertar o povo de Israel do Egito, eles começaram a sentir o lado mau do Faraó: golpes, pressão, opressão, impostos, grandes perseguições e pogroms. Em geral, tudo o que temos visto ao longo da história dos judeus de repente começou a aparecer no Egito com o povo que tinha sido totalmente mimado em todos os sentidos! Assim, a atitude do Faraó para com Moisés tornou-se acentuadamente negativa. Apesar disso, Moisés foi ao Faraó de acordo com o comando do Criador e exigiu dele, “Deixe o meu povo ir!”.

Moisés estava com medo do Faraó e do Criador, e não sabia o que fazer. Ele tentou convencer o Criador de que ele estava com a língua presa e gaguejava, que não era um líder natural. Mas o Criador respondeu: “Eu sei quem escolher, então adiante!” E ele foi. Além disso, quando o Criador disse: “Vamos juntos. Eu vou endurecer tanto o coração do Faraó que será preferível irmos juntos”.

A sabedoria da Cabalá fala sobre as características mais profundas e íntimas de uma pessoa, que ela deve discernir dentro de si mesma, especificamente através da via do desenvolvimento espiritual em que uma pessoa começa a procurar dentro de si pelas características de Faraó, Moisés, Criador, povo de Israel, Egito e todo o resto das imagens na Torá.

Em última análise, ela atinge um estado de escuridão absoluta quando entende que não pode deixar o Egito, não quer deixá-lo, e não sabe que forças lhe possibilitarão fazer isso. Então, à noite, um poder imenso, uma tempestade, irrompe, relâmpagos e trovões no sentido espiritual. A pessoa está num pânico terrível! Mas ela corre atrás do Criador.

O êxodo do Egito acontece às pressas;  de onde e para onde é desconhecido. O que importa é que o Criador quer isso, e a pessoa realiza a Sua vontade.

Não há mais nada! O que importa é que o Criador quer e nós O seguimos, porque é impossível obter os nossos suportes usando nossos sentimentos ou conhecimento – nem através do coração ou da mente. Só a força superior mostra à pessoa onde ela deve ir. O Criador leva você por uma coluna de fogo ou nuvem, e você vai;  não pode ser de qualquer outra forma.

Para ser completamente purificado do Egito e levar tudo acima de sua razão e sentimento, você deve saltar no mar! O mar é um estado terrível no qual cabe à pessoa dar um passo totalmente contrário a todas as suas emoções e razão! Depois disso, nada resta do que era seu! Ela existe completamente pura. Neste estado ocorre um nascimento espiritual. Depois da completa purificação da memória física e emocional, começa uma nova vida.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 11/04/16