Religião No Espelho da Cabalá

Laitman_109Pesquisa (de wired.co.uk): “A cooperação é componente chave na interação humana e também, de acordo com nova pesquisa da Universidade da Columbia Britânica, na propagação da civilização. Não por causa [de] qualquer motivo altruísta; em vez disso, ela pode estar diretamente relacionada ao medo de um deus vingativo.

“Num estudo publicado pela Nature, uma equipe da universidade descobriu que não era a crença na recompensa divina que promovia a cooperação, mas o medo da punição.

“‘A cooperação entre multidões de estranhos em sociedades em expansão exigia uma fé comum em deuses moralistas’, disse Benjamin Purzycki, que conduziu a pesquisa.

“Adoradores acreditavam que esses deuses eram capazes de ler os pensamentos, observar o bom e o mau comportamento, punir e recompensa-los nesse sentido, sugere o estudo. Crenças compartilhadas sobre esses deuses, aparentemente abriram o caminho para as redes de comércio, economias e instituições como governos e tribunais”.

Meu Comentário: As religiões são uma espécie de clube ou estilo de vida. A humanidade precisa de estruturas assim para o seu desenvolvimento até encontrar a sua inadequação para resolver problemas sociais: o ódio mútuo e a rejeição social. Afinal de contas, as religiões são fundamentalmente egoístas, como é a sociedade humana em que elas vieram a existir e continuaram a se desenvolver, até os dias atuais.

As massas, de qualquer forma, precisam encontrar a sabedoria da Cabalá, e serão obrigadas a vendê-la. No entanto, como Baal HaSulam escreve, todos podem permanecer em sua religião. Isso ocorre porque a Cabalá só revela a característica de doação e amor para com os outros. A religião preenche o “nicho do desconhecido” de uma pessoa.