Os Bons Espalhando-se Como Um Bom Vírus

Laitman_201_01Pergunta: HaTovim (Os Bons) de Cabalá La’am já foram amplamente reconhecidos. Centenas de voluntários estão protegendo creches por todo o Israel, a fim de restaurar a sensação de segurança em crianças e acalmar pais no meio da onda de terror que estamos enfrentando.

Milhares de pessoas já responderam a essa iniciativa e manifestaram a sua disponibilidade de participar na mesma.

Além disso, mais de um milhão de pessoas já aprendeu sobre Os Bons no Facebook, e a notícia está se espalhando rapidamente como um vírus da bondade. Como é que um raio de luz de repente se espalhou por toda a nossa sociedade que é totalmente dividida?

Resposta: Essa iniciativa traz a força superior ao sistema porque nasce do amor, e o amor é a força superior.

Ela traz as conexões entre as pessoas à vida, e elas sentem uma energia espiritual vital de santidade. Essa santidade é o amor, conexão, consideração mútua e um desejo não-egoísta de fazer com que todos se sintam bem.

Tudo depende das belas e as boas relações e conexões entre nós. Se toda a nação israelense se juntasse a tais atividades ajudando mutuamente um ao outro, não colocaríamos um fim apenas nessa Intifada, mas também atingiríamos a paz com nossos vizinhos.

Nós precisamos ver o conflito com os estados árabes e os árabes que vivem em Israel como um exemplo do conflito interno entre nós e a divisão entre judeus. Esta é a única razão, e a Torá nos fala sobre isso. Se você a leu corretamente, entende que só corrigindo a conexão entre judeus é que também corrigimos a conexão entre judeus e árabes.

Todos os livros sagrados falam primeiro e acima de tudo sobre o amor ao próximo, e esse amor deve ser o primeiro entre a nação de Israel. Essa é a condição prévia para a nossa correção. Se começássemos a cumpri-la em relação ao outro, nos sentiríamos imediatamente como todas as forças do mal no mundo se acalmam.

É porque nós as produzimos pela divisão e as más relações entre nós. Uma atitude positiva para com o outro, por outro lado, é o remédio para todos os problemas e vai levar ao mundo à paz e tranquilidade. Isso simplesmente funciona.

A Torá fala apenas sobre as relações entre a nação de Israel. Se corrigíssemos nossas relações para o bem, elas afetariam todo o mundo, que se alinharia a isso. Afinal de contas, “Israel” significa “Li Rosh” (minha cabeça), e o resto do mundo é o corpo, e tudo o que está na cabeça se espalha por todo o corpo. Esta é a lei do sistema espiritual.

Assim, tudo depende da nação israelense que determina o estado de todo o mundo. Essa é a razão dos povos do mundo culparem Israel por todos os seus problemas, e estas acusações são justificadas. Toda a Torá comprova isso quando nos diz que tudo depende das relações entre os judeus que determinam o estado do mundo.

Nós devemos internalizar o que a Torá diz e o que os povos do mundo estão nos dizendo, e decidir que é hora de começar a nossa correção. Tudo o que devemos fazer é alcançar o amor entre a nação de Israel. O amor de Israel está conectado ao amor das criaturas, que está conectado ao amor do Criador.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM 18/10/15

Comente