Moisés Ou Korach?

laitman_546_02A Torá, “Números”, 16:15-16:17: Então Moisés irou-se muito, e disse ao Senhor: Não atentes para a sua oferta; nem um só jumento tomei deles, nem a nenhum deles fiz mal. Disse mais Moisés a Coré (Korach): Tu e todo o teu grupo ponde-vos perante o Senhor, tu e eles, e Aarão, amanhã.

E tomai cada um o seu incensário, e neles ponde incenso; e trazei cada um o seu incensário perante o Senhor, duzentos e cinquenta incensários; também tu e Aarão, cada um o seu incensário.

Por um lado, Moisés diz ao Criador, não importa o que eles trouxerem, “não atentes para a sua oferta”, porque ele percebe que é necessário o atributo de Bina pura, de doação, a fim de chegar à fronteira da terra de Israel.

Quando Malchut (os desejos egoístas) está incorporada em Bina, mesmo que exista um pacto entre elas, ainda há o estado onde estes desejos se rebelam e exigem o que é deles.

Portanto, agora, ele quer verificar seus atributos pessoais e até que ponto eles realmente funcionam com a intenção a fim de doar, até que ponto seu incenso se eleva cheio do perfume especial de amor e doação, ou se há brasas deixadas nele que querem engolir e queimar tudo.

Oferecer incenso é um atributo de MAN (oração), um teste diante do Criador para saber se MAN sobe ao nível superior e se funde com ele já que o nível superior é sempre chamado de Criador.

Se isso acontecer, o povo avança, o que significa que eles oferecem o seu método de subida e, consequentemente, podem entrar diretamente na terra de Israel, apesar do Criador ter dito que eles iriam vagar no deserto por quarenta anos e morrer no deserto.

No entanto, quando a oferta do incenso é realizada, torna-se claro que os desejos egoístas ainda existem no povo e que eles se afundam e se perdem neles. Portanto, a fim de verificar o que realmente nos guia, se é o ego ou a doação, nós devemos oferecer o nosso incenso ao Criador.

Pergunta: É assim que Moisés examina a si mesmo?

Resposta: Claro! Moisés é o nosso atributo mais sublime, mas Korach e todos aqueles que se rebelam contra Moisés são desejos egoístas que lhe dizem, “você está seguindo o caminho errado” Nós devemos avançar apenas por nosso desejo altruísta.

Essa é a razão de nós examinarmos esses desejos dentro de nós. Se eu acredito que eles estão certos (a linha esquerda), Moisés em mim cai, e se, por outro lado, eles aparecem como desejos egoístas absolutos, Moisés se eleva em mim novamente.

Isso acontece porque eu elevo plenamente todos os meus atributos ao próximo nível, o que se chama oferecer incenso. O próximo nível me mostra o atributo de Moisés ou o atributo de Korach, e qual deles é mais valioso para me ajudar a subir.

Este é o lugar onde os componentes egoístas e altruístas do próximo nível aparecem, qual é a aliança entre eles e quem governará: Moisés ou Korach.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 20/05/15