Dúvidas São Um Lugar Para O Avanço

Laitman_003.jpgComentário: Se olharmos superficialmente para a Torá, parece que ela só está falando de assassinatos, sofrimento e luta entre o bem eo mal, e eu ouço que você está constantemente justificando todos os rebeldes: Miriam com Aarão, Korach (Coré) com Israel.

Resposta: Essas características estão constantemente aumentando dentro de nós. No caminho para a correção, a descoberta de todos os tipos de características egoistas acontece com um maior ou menor grau.

Mas elas ainda estão em conflito entre si para despertar uma maior semelhança e a equivalência com o Criador, para atrair maiores desejos e maior intensidade de subida.

Afinal de contas, a ascensão acontece tanto de acordo com a característica do desejo egoísta, a “linha esquerda”, como de acordo com a característica altruísta, a “linha direita”. Por isso, é necessário esclarecer como ascender na “linha média” de modo que atraiamos o máximo das duas linhas com uma conexão entre elas.

Onde está essa conexão correta entre elas? Há uma série de sutilezas aqui. Nós estudamos isso no livro A Árvore da Vida do Ari e, em parte, no livro Talmud Eser Sefirot (O Estudo das Dez Sefirot) do Baal HaSulam.

Mas, em geral, este é um sistema muito complexo de múltiplos níveis, e para que haja espaço para dúvidas constantes. Elas aparecem em nós intencionalmente porque especificamente no momento dessas dúvidas, nós temos a necessidade de subir ainda mais acima da característica de recepção com a característica de doação.

Cada dúvida permite que a pessoa a resolva com a ajuda de uma subida acima dela. Assim, todos os personagens da Torá estão em contradições e esclarecimentos, uma vez que só desta forma é possível subir ao nível do Criador.

Todo o sistema consiste em ascender acima das dúvidas: eu não sei como me comportar, o que fazer. Eu peço aos meus desejos egoístas, meu intelecto, meus sentimentos, toda a minha experiência, para pesar todos os “prós” e “contras”. Tudo é aparentemente jogado no palco de um teatro. Em última análise, a fuga passa por uma subida acima de mim mesmo. E este é o avanço.

Portanto, devemos nos unir fechando nossos olhos; só deste modo é possível sobreviver e avançar.

Claro que isso não é sentido imediatamente, porque quando os desejos como estes surgem em mim, como Korach e sua facção, eu estou numa grande fragmentação interna.

Parece-me que estou certo. E tão somente a característica mais ínfima que é deixada em mim, que eu descubro num momento crítico e posso usar, me eleva a uma altura maior.

Comentário: É interessante que é especificamente o grande Tzadikim (justo) que comete “pecados”, mas no bom sentido da palavra. Um exemplo disso são os líderes das doze tribos que entraram na terra de Israel e viram gigantes lá.

Resposta: Somente as características mais elevadas nos dão situações complexas como essas. E depois disso a terra os engole ou eles são apedrejados ou queimados; o quê e como não é importante.

Isso só fala da correção do egoísmo. Afinal de contas, existem quatro níveis de densidade do ego; por conseguinte, há quatro métodos de sua “execução”.

De Kab TV “Segredos do Livro Eterno” 20/05/15