Tradições E Significados Da Refeição De Rosh HaShanah

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que simboliza a comida que comemos em Rosh Hashaná?

Resposta: Em Rosh Hashaná, há uma Mitzvah (mandamento) para nós comermos a cabeça de um peixe para enfatizar nosso desejo de ser a cabeça e não a cauda. Isso significa que queremos encontrar um entendimento para toda a estrutura da criação, todo o projeto espiritual e não apenas para entender e reconhecer nossas ações, objetivos ou nosso papel em penetrar em toda sabedoria da criação, mas também para encontrar a força e a coragem para realizá-los dentro de nós mesmos.

A romã simboliza a correção dos 613 desejos egoístas em cada pessoa por aproximação, unidade e amor. As sementes da romã criam um fruto coletivo, comum. Cada um de nós é uma pequena semente, e nós precisamos nos unir, o que representa a conclusão do nosso trabalho espiritual coletivo comum, uma fruta em que todos os componentes estão conectados de forma correta.

A maçã é aquela parte que tomamos do pecado que aconteceu com a Árvore do Conhecimento. Nós a mergulhamos no mel para adoçar tudo o que está nos esperando à medida que continuamos avançando, para que as instruções e a ajuda que recebemos de cima sejam corretas e precisas. A correção do pecado da Árvore do Conhecimento é chamada molificação. Se uma pessoa coloca diante de si a mesma meta que existe na natureza e encontra harmonia dentro dela, já não pode haver nada na vida que seja ruim para ela. Ela sentirá constantemente uma ajuda mútua e harmoniosa da natureza que a rodeia.

Se pensarmos na unidade e na conexão entre nós, podemos equilibrar o clima na Terra e fazer tudo o que queremos, como prevenção de todo sofrimento e guerra. Mas antes de ensinarmos a humanidade a se conectar e unir, nós mesmos precisamos aprender isso. Estudar a sabedoria da Cabalá irá explicar a todos como isso é feito, e eu espero que nós atinjamos esta unidade.

Todos estes costumes são simplesmente externos em caráter. Mas, na verdade, é um feriado enorme, grande, do qual a atitude certa para com a vida começa verdadeiramente, porque a pessoa agora começa a se restaurar.

De Kab TV “Feriados. Rosh Hashaná” 06/08/15

Comente