Maçãs Doces Da Árvore Do Conhecimento

Laitman_506_4Pergunta: Qual é o significado dos símbolos de Rosh Hashanah: maçãs no mel, a cabeça de peixe, etc.?

Resposta: A cabeça de peixe simboliza nosso desejo de ser uma cabeça e não uma cauda. É porque queremos determinar a nossa vida por nós mesmos e não nos permitimos ir na direção do ego. Nós queremos saber para que essa vida nos foi dada, qual é o propósito de nossa vida, e como preenchê-la com sentido e torná-la útil e significativa. Esta é a diferença entre uma cabeça e uma cauda.

A romã simboliza a nação de Israel, a unidade de todas as almas em um corpo. É exatamente assim que queremos nos sentir, unidos numa só alma.

A maçã no mel simboliza nosso desejo de preencher a nossa vida com sentido e doçura. É a mesma maçã que Adão comeu e pecou por causa de seus cálculos. Ele tinha a intenção de realizar uma correção para toda a humanidade de uma só vez, porque incluía todas as almas nele. Isso representa como era grande o desejo egoísta que foi revelado nele.

Mas Adão não teve êxito em realizar a correção. Corrigir significa preencher com doçura e ascender acima do nosso ego. A maçã simboliza nosso desejo egoísta que foi criado pelo Criador e quando a mergulhamos no mel e a corrigimos chegamos a uma boa vida.

Adão tentou executar essa correção uma vez e não teve sucesso, e por isso, nós a realizamos gradualmente: muitas pessoas ao longo da história, uma correção após a outra, atingindo gradualmente o fim da correção.

A maçã mergulhada no mel é o símbolo da correção e a suavização do ego que nos permite usá-lo para o bem.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 06/09/15