Avançar Rumo A Um Milagre

laitman_276_02A Torá, “Êxodo”, 33:4: Quando o povo ouviu essas palavras terríveis, começou a chorar, e ninguém usou enfeite algum.

Avançar na espiritualidade significa avançar na escuridão absoluta, mas, no momento em que a pessoa abandona seu ego, a escuridão imediatamente se transforma em Luz, e se ela afunda novamente em seu ego, imediatamente se encontra na escuridão.

A escuridão é imediatamente sentida em todos os nossos sentimentos, definições e direções como desamparo, como falta de controle e objetivo. Mas é realmente assim que podemos chegar ao atributo de doação.

Está claro que não sentimos o atributo de doação agora; não podemos imaginar de onde ele vem e como uma pessoa o alcança. Parece que simplesmente mudamos um atributo em outro, embora não seja assim. Como uma pessoa que está imersa em seu ego pode querer um atributo que é o oposto da sua natureza original? Este é o principal problema, que ninguém entende.

Como eu posso querer o atributo de amor e doação, quando estou nos atributos opostos? Mesmo que eu os queira, ainda será com a intenção a fim de receber. Então, avançar à meta sem o Criador é em escuridão, e é realmente isso que eu preciso para procurar uma maneira de transformar a escuridão em Luz.

Esse estado já existe em mim, mas como eu posso sentir tudo o que é oposto ao meu ego como Luz? Como posso mudar e me transformar? Como posso alcançar o atributo de doação se não podemos exigir isso para começar, porque tudo o que pedimos é para nós mesmos?

Deparo-me com uma missão impossível, que é encontrar o ponto que é impossível identificar, sentir e compreender com antecedência, porque se eu entendo, significa que não estou mais no atributo egoísta!

Portanto, eu anseio por isso graças ao meu ponto no coração, mas mesmo esse anseio é egoísta, porque é dominado por meus desejos egoístas.

Este é o mistério da cooperação entre nós e o Criador (a Luz). Quando ela opera, nós nos voltamos a Ele através de um obstáculo que não pode ser penetrado.

Há uma passagem muito interessante entre estes dois níveis que não conhecemos e não conseguimos encontrar. Mas se nós continuamos avançando ao objetivo, usando os meios que temos, isso é gradualmente revelado para nós. Os meios para avançar incluem trabalhar com o grupo, desejar atrair a Luz que Reforma, e ansiar em se conectar. Estes meios gradualmente nos ajudam a discernir certa direção, mas isso ainda permanece secreto.

Nós vemos que hoje muito poucos pensam que é possível mudar a nossa natureza. Quem entende alguma coisa sobre a natureza humana percebe que é impossível mudá-la.

Portanto, este processo é chamado de milagre do êxodo do Egito, quando uma pessoa compreende que não pode mudar a si mesma, e ao mesmo tempo já está fortemente conectada ao Criador. Por suas ações, ela percebe que apenas o Criador pode fazer isso. No momento em que ela atinge um ponto de distanciamento entre o Criador e ela, o Criador corrige tudo.

Nós só podemos transformar nosso avanço espiritual em alegria se reconhecermos a importância da meta que a pessoa recebe do ambiente correto. É impossível obter isso sem o apoio mútuo, sem a garantia mútua

A Psicologia materialista nos diz como podemos acalmar uma pessoa e como podemos ajudá-la a superar a depressão, enquanto nosso método ensina como ascender à alegria. Se você está deprimido, não pode dar nem um passo. Uma pessoa tem que transformar todos os estados escuros em Luz, pois caso contrário não será capaz de superá-los.

A Torá nos fala sobre estados claros que nós passamos e, portanto, mudamos nossa natureza original com a ajuda da Luz que Reforma.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 16/09/13

Comente