Antes Do Novo Nível

laitman_525A Torá, “Números”, 14:11-14:12: E o Senhor disse a Moisés: “Até quando este povo me tratará com pouco caso? Até quando se recusará a crer em mim, apesar de todos os sinais que realizei entre eles? Eu os ferirei com praga e os destruirei, mas farei de você uma nação maior e mais forte do que eles”.

A Torá descreve tudo usando uma linguagem terrena que tira totalmente a pessoa da direção espiritual habitual. Você se concentra num desejo e, de repente, o Criador diz: “Quanto tempo essas pessoas Me desprezarão?”, Como se Ele não fosse aquele que realmente leva você ao longo desse caminho. É o Seu jogo.

Pergunta: Qual é o significado dos sinais que o Criador dá ao povo?

Resposta: À medida que a pessoa avança para o estado de entrada no nível espiritual, a terra de Israel, ela supera muitos obstáculos, conecta-se ao grupo, conta com a garantia mútua, e sabe como receber a Luz Superior e como trabalhar com ela.

Ela vagueia no deserto por 40 anos, o que significa que vai através de 40 níveis que separam o ego da entrada no altruísmo. Mas a questão é que cada nível é mais elevado do que todos os níveis anteriores.

Portanto, não importa o que ela faça, e não importa quão justo ela seja, ela começa este nível do um estado de um ímpio completo: sentindo falta absoluta de fé, completamente separada do Criador.

Como se diz, todas as ações nobres não vão ajudar os justos, apesar de poderem ser grandes atos de caridade, no dia em que se tornarem ímpios completos.

Como uma pessoa justa pode se tornar ímpia? Muito simples: todo o bem que ela passou, de repente, é apagado de sua mente, de modo que ela sente que é ímpia agora.

Toda a sua vida justa de repente vira de cabeça para baixo. Como pode ser? Eu tenho feito tantas coisas boas: eu amava essa pessoa, dava a outra, ajudava outra e me conectava com outra. De repente, acontece que eu matei alguém, espanquei outro, dedurei outro e coloquei outro na cadeia. Isto significa que todas as suas boas ações se invertem e se tornam ímpias.

Isto é o que a pessoa sente antes de começar a trabalhar no próximo nível. Além disso, em relação aos níveis anteriores que se tornam ímpios, o nível que ela está enfrentando agora também é adicionado ao ego. Ela vê que o que faz, faz por si mesma, a fim de satisfazer seu ego. Tudo isso parece terrível: mentira, mal, traição, sujeira, tramar contra aqueles que estão perto dela e aqueles que estão mais distantes. Eles a trataram com todo o seu amor e alma enquanto ela traiu a todos, desejando apenas usá-los. Isto é o que A pessoa revela no próximo nível. Então, o que ela pode fazer? O que ela merece? Como ela deve abordar este nível quando tais gigantes ficam em seu caminho?

Todas as suas realizações anteriores se transformam em pecados e a pessoa vê como é indigna do próximo nível. Mas, se a conexão com o Criador é mantida dentro dela, ela pode chama-Lo. Assim, ela recebe a ajuda de cima e percebe que é somente com a ajuda do Criador que ela pode corrigir seu novo pecado, que é muito maior do que a soma de todos os seus pecados anteriores, e que os níveis anteriores só a ajudaram a ver seu ego melhor para que possa corrigi-lo agora.

Pergunta: Será que a pessoa se lembra dessa experiência amarga?

Resposta: Ela continua nos perseguindo até o fim da correção, pois é essencial que não percamos nossa fé no Criador, na inclinação ao bem. Esta é a razão de sempre nos culparmos, não percebendo que Ele organiza todas essas ações para nós, dando-nos diferentes atributos ruins, forçando-nos a realizar atos proibidos, etc. Mas como não temos nenhuma conexão com Ele, não vemos que tudo isso vem Dele, e erroneamente relacionamos tudo a nós mesmos e nos culpamos por tudo.

Pergunta: Será que a pessoa tem a sensação de que tudo será melhor no futuro?

Resposta: A pessoa vive apenas com o que opera em seus desejos, em seus vasos, num determinado momento. Portanto, cada vez é um novo beco sem saída para ela e, depois, outro beco sem saída, que não se parece com nada que ela tinha experimentado antes. Ela teme o que aconteceu com ela anteriormente, mas agora o medo é ainda maior.

Meu professor costumava me dizer que uma pessoa precisa de nervos fortes para o trabalho espiritual. Mas, por outro lado, o Criador nos dá tudo. Neste trabalho não há ataques cardíacos, suicídios ou dores de cabeça: assim como a Luz vem, ela também sai. Assim como um êmbolo agindo num cilindro, a Luz age constantemente em nós.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 15/04/15

Comente