Adicione Sua Semente De Gergelim Para Mudar O Equilíbrio A Favor Do Mundo

Laitman_504Baal HaSulam, “O Arvut (Garantia Mútua)”, Parte 20: Assim, toda Mitzva que cada pessoa de Israel executa a fim de trazer contentamento ao seu Criador, e não para qualquer autogratificação, ajuda, em certa medida, o desenvolvimento de todos os povos do mundo. Isto é assim porque isso não é feito de uma só vez, mas por um desenvolvimento gradual e lento, até aumentar para um grau tal que possa levar todas as pessoas do mundo à pureza desejada. E é isso que nossos sábios chamam de “mudar o equilíbrio para a virtude”, o que significa que o peso necessário de pureza foi alcançado. E eles comparam isso à pesagem numa balança, onde o deslocamento do equilíbrio é a realização do peso desejado.

Estas são condições muito sérias. Há pessoas que estão mais dispostas a cumpri-las, e há aquelas que estão menos dispostas. Isto depende da sua preparação anterior. Depende do seu passado e da raiz de sua alma. Há pessoas que não podem cumprir isso, e saem. Quando uma pessoa vem estudar, nos primeiros anos, ela não ouve o que lhe dizem, e é bom que não ouça! Portanto, a sabedoria da Cabalá esteve oculta por tanto tempo que as pessoas não sabem sobre as condições sérias.

Especificamente devido a esta condição, a Shevira (quebra) aconteceu, a destruição do Primeiro e Segundo Templos. Portanto, nós precisávamos nos afastar do local da Shevira porque não estávamos prontos para resistir a ela. Então, fomos forçados a suportar o exílio por 2.000 anos para chegar gradualmente mais perto da condição devido a qual o grande povo caiu nos dias do Beit ha Mikdash (Temple).

Em nossos dias, chegámos a prontidão, e temos recebido todas as explicações de Baal HaSulam no artigo “O Arvut (Garantia Mútua)” de forma tão direta e aberta que nos coloca de frente a esta condição, de modo que não há para onde fugir. Mas, mesmo depois de tudo isso, as pessoas que vêm estudar não absorvem o que é dito nos primeiros dez anos.

Mas pelo menos elas estão perto dessas coisas, porque em todas as encarnações anteriores elas estavam longe da descoberta, e a mensagem foi revelada agora, ainda que, nesse meio tempo, elas não a estejam absorvendo. Ainda há resistência. Há contato, mas ainda não é interno. Mais tarde estas palavras gradualmente começam a penetrar na pessoa através de decepções, vários problemas desagradáveis e eventos.

Elas devem continuar, apesar de tudo, e a Luz vai continuar a agir.

O ambiente obriga a pessoa, dá-lhe várias tarefas, mandando-a disseminar, a várias funções. Ele a desperta e obriga. Ela deve fazer o seu dever, caso contrário eles não vão deixá-la descansar. Portanto, isso é muito influente sobre ela e ela avança, acelerando seu desenvolvimento e, finalmente, começa a ver que não tem escolha, que a espiritualidade não é de todo como ela costumava pensar, e ela não alcança e é incapaz de atingir a verdadeira espiritualidade.

Ela começa a entender que tudo é determinado pela emoção e não o intelecto, mas é impossível controlar as emoções. Isso não depende de nós, mas apenas da Luz que Reforma, que muda os sentimentos de uma pessoa, o seu desejo. Então, gradualmente, ela digere estes conceitos: o que significa realmente o amor ao próximo e como é impossível atingi-lo por conta própria; ele depende inteiramente da Luz que Reforma.

Assim, ela começa a organizar todas as suas atividades de modo que a Luz vai influenciá-la e corrigi-la. Esta é uma grande revolução que acontece numa pessoa depois de muitos anos dentro do grupo no processo de correção, estudo e disseminação, e todo o mundo deve passar por isso.

Mas cabe a nós a entender que cada ação que fazemos contribui para o equilíbrio favorável de todo o mundo. No sistema integral, nada acontece comigo individualmente sem ser sentido por todos. No fim da correção, o que fizemos para todos e o que todos fizeram será revelado. Vamos ter um entendimento comum e bom senso, e todos vamos ser capazes de sentir todo este sistema em conjunto. Cada um será equivalente a todo o sistema.

Então, de que forma exatamente cada um dentro de todo este sistema age para o bem dos outros vai ser descoberto. Eles não vão levar em conta como trouxeram a pessoa de cima para baixo, a forçaram, e quais as condições que ela recebeu. Pelo contrário, será o que esforços ela investiu nas condições que lhe deram e se ela realizou sua liberdade de escolha.

Tudo isso será revelado no final da correção, e cada um ficará envergonhado de si mesmo devido às realizações de seu amigo. É assim que nós corrigimos a vergonha que está enraizada em nós e é a causa para a evolução de todos os mundos.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabala 04/03/14