A Torá Começa A Partir De Um Segredo

laitman_527_05A possibilidade de atingir o poder superior da natureza foi revelada pela primeira vez a uma pessoa que viveu 5.775 anos atrás. Por esse motivo, ela foi chamada de Adam HaRishon (o primeiro homem). Isso é porque ela implementou em si mesma todos os tipos de correções, permitindo-lhe descobrir a capacidade de sentir, entender e atingir a maior superior em si mesma, para passar a uma dimensão em que esta força atua.

Adão foi o primeiro Cabalista porque descobriu um novo sentido que não se baseava na característica de recepção, mas na característica de doação. Ele escreveu um livro sobre a descoberta da força superior e foi imortalizado por seus alunos que começaram a desenvolver este método, tornando possível para qualquer pessoa desenvolver dentro de si mesma o sentido para sentir a força superior de acordo com seu desejo.

Pergunta: É estranho ouvir isso, porque estamos acostumados a ver esta pessoa como uma figura semi-lendária que vivia com sua esposa, Eva, no Jardim do Éden e que comeu a maçã da árvore do conhecimento.

Resposta: A ideia é que a Torá sempre fala em linguagem humana, mesmo quando fala sobre coisas muito exaltadas.

A Torá descreve um processo espiritual único em um número de níveis chamados PARDES (Pshat – Simplicidade, Remez – Dica, Drush – Alegoria, Sod – Segredo), e se soubermos lê-lo corretamente, podemos alcançar o estado de Adam HaRishon, Adão.

Este PARDES representa quatro níveis de compreensão da Torá, e a realização da Torá começa a partir de Sod, como o gigante Cabalista, o Gaon de Vilna, disse, porque ainda não sabemos nada. Então, quando começamos a partir de Adam HaRishon, que comeu a maçã, para nós este é um verdadeiro segredo, porque não entendemos o que a Torá está falando.

No entanto, se trabalharmos de acordo com o método Cabalístico, gradualmente nos aproximamos do reino oculto, a força superior escondida, e começamos a descobrir esta parte da criação. Então nós começamos a ver na Torá o que realmente está acontecendo lá, e, a partir de Sod, passamos à interpretação mais simples, ao Pshat.

O Pshat simboliza para nós que tudo o que é dito na Torá é simples e revelado à nossa compreensão.

Continua…

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 16/8/15