A Lei Do Amor Não É Imposta Pelo Parlamento

laitman_547_06Pergunta: Como vamos nos voltar à pessoas em Israel com a nossa mensagem de tal forma que ela não as hostilizará?

Resposta: É necessário dar uma explicação racional e não apresentar tudo de uma vez, mas gradualmente. Baal HaSulam nos explica a imagem de uma forma concreta e clara, de uma forma muito científica, onde entende todos os problemas que ainda são susceptíveis de aparecer se as pessoas não mudarem sua direção. E nós temos que adaptar esta mensagem ao público em geral e explicar às pessoas que somente através da conexão entre nós é que vamos alcançar algo bom.

O sucesso em áreas como educação, segurança, interações entre pessoas, etc., só é assegurado pelas nossas próprias forças. A nação não está pronta para fazer isso; ela é incapaz disso. Ela não pode criar um “Ministério do Amor”, que resolverá todos os problemas entre nós. Nenhuma nação está envolvida em algo similar. Isso sempre pertence aos cidadãos, às pessoas.

Por outro lado, nos tempos antigos, antes da destruição do Templo, a mais alta instituição política do povo de Israel era especificamente o “Ministério do Amor”. Todos os outros ministérios estavam debaixo dele. Havia impostos, educação e segurança, mas todas as outras áreas e ministérios ocupavam níveis inferiores da pirâmide nacional. E o “ministro do Amor” era o Sumo Sacerdote.

Hoje, a fim de transformar a pirâmide que foi criado e leva-la ao estado onde ela deve estar, requer um trabalho árduo entre as pessoas.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/03/14, Escritos do Baal HaSulam