A Natureza Misteriosa Do Povo Russo

Laitman_414Pergunta: Qual é o papel especial da civilização russa?

Resposta: É difícil dizer algo sobre isso porque eu não vi nenhum estudo histórico – simples, verdadeiro e claro – que possa explicar por que foi criada uma nação com uma natureza, um comportamento, uma perspectiva, motivação e psicologia tão estranhos. É um completo mistério.

O povo russo não é atraído para a vida egoísta normal, e a escada rígida do desenvolvimento dos desejos humanos por comida, sexo, família, riqueza, honra e conhecimento não se aplica a eles. No caso deles, o desejo de alcançar a honra ou o conhecimento de repente explode neles ou eles podem de repente cair ou realizar experiências de autosacrifício, etc. Isto é especialmente comum na literatura russa, segundo a qual as pessoas apenas sofrem em silêncio, aceitando tudo como um fato da vida. Nós não podemos ver nada paralelo a isso em outras nações. Os sofrimentos descritos por Shakespeare, Hugo, e Dickens são totalmente diferentes e incomparáveis aos que Dostoievski, Tolstoi e escritores posteriores, ou mesmo Solzhenitsyn descrevem.

Nós vemos que o povo não sente a verdade egoísta como um destino que deve seguir, o que significa ser preenchido por qualquer coisa possível. Para eles, o modelo norte-americano, segundo o qual uma pessoa tem tudo: dinheiro no banco, casa, família e carro, e vê a si mesma e os outros só de acordo com esta perspectiva, é totalmente inaceitável. Todo mundo está feliz; todo mundo está satisfeito, e nós alcançamos o céu em nossa América.

Isso é oposto ao espírito do povo russo. O que ele precisa? É a busca: “O que ele quer?” Este é um desenvolvimento egoísta, mas, ao mesmo tempo, oposto e selvagem. Do que eles estão sofrendo? Qual é o objetivo? Acontece que o objetivo é oculto e não é egoísta.

A única coisa significativa para os russos é o orgulho do poder. Se os europeus estão dispostos a se vender por dinheiro, os russos podem ser comprados pela admiração de que são fortes e podem ficar contra o mundo inteiro. Seu ego é maior do que o dinheiro. Se a Europa pode ser manipulada em qualquer direção por 5 a 10 bilhões de euros, na Rússia toda revolução envolve dor e sofrimento, mas, ao mesmo tempo, simpatia. Este é um nível totalmente diferente de ideais.

Comentário: Nós continuamos atribuindo a noção da busca de Deus aos russos.

Resposta: Eu não sei se eles buscam o Criador, porque vemos no que a religião está se transformando. Na verdade, não há nenhuma busca pelo Criador em qualquer lugar. Todas as religiões estão se deteriorando rapidamente, estagnando e morrendo, incluindo a religião Ortodoxa Russa, que não permite o crescimento progressivo. Todos os condados ortodoxos russos estão em situações econômicas muito difíceis, embora tenham adotado a religião Ortodoxa Russa como base para a sua vida e a desenvolvido.

Em outras palavras, a religião não é a principal coisa aqui, mas a atitude perante a vida, a psicologia interior de uma nação, que difere basicamente da psicologia dos protestantes, por exemplo. Estas são duas coisas opostas. Assim, verifica-se que eles não podem se desenvolver e são forçados a viver em situação de pobreza no mundo de hoje, tudo por causa de sua psicologia e sua compreensão interior do mundo. As pessoas sentem, entendem e sabem disso, e assim o governo pode roubá-las e as pessoas nunca se levantarão contra ele. Nunca houve revoluções burguesas nestes países.

Mas os russos vão se ver no futuro, porque sua busca é acima do dinheiro. Normalmente, os desejos animais, tais como comida, sexo e família existem na Rússia num nível mínimo. O próximo nível é o desejo de riqueza que é tão valorizado no Ocidente, enquanto os russos preferem o conhecimento, que é um desejo superior. Mas isso não é adequado para o nosso mundo, e assim, por um lado, a civilização russa tem grande potencial, mas, por outro lado, isso não pode ser cumprido porque, para cumprir o conhecimento e a honra em nosso mundo, você precisa de dinheiro, mas eles não sentem isso.

Pergunta: Será que isso significa que a Rússia e Israel podem basicamente trabalhar juntos?

Resposta: A questão é que nós só parecemos estar próximos em espírito, mas, na verdade, temos uma abordagem diferente, porque para os israelenses, tudo decorre de centelha que visa o Criador, enquanto que para os russos, decorre da natureza em que se desenvolveram. Da perspectiva Cabalística, estes são os atributos das almas. A Rússia passará por esse processo em sua própria maneira especial, mas, por enquanto, tudo depende de nós. Se formos bem sucedidos no trabalho espiritual, eles serão atraídos a nós. 

De KabTV “Conversas com Michael Laitman” 05/08/15