Os Primeiros Colonos Em Israel: A Fundação Perdida

laitman_741_02Em cada um de nós existe um registro informativo que é chamado de Reshimo (lembrança, reminiscência) (Roshem – impressão, da palavra “Rishum“- gravado). Para os judeus de língua russa, o Reshimo foi transmitido de seus avôs e seus tataravôs, e de todas as gerações de Cabalistas da Europa Oriental. Portanto, eles foram especificamente mais sensíveis e inclinados à ideia espiritual.

Junto com isso, os judeus da Rússia adotaram muitos traços do povo russo: intransigência, ansiar por algo mais elevado, e ações irracionais impulsivas. Tudo isso os caracterizava porque eles viviam na mesma terra que deu tais impulsos às pessoas que viviam nela.

Há muitas coisas que são derivadas da terra. Por exemplo, se um europeu vivesse na China ou na Mongólia, ele se tornaria semelhante aos habitantes locais, se não externamente (embora, aparentemente, isso também), sem dúvida em seu caráter.

Por sua vez, as características que os judeus adotaram dos russos ajudaram a fazer a transição para a terra de Israel e a atrair todo o resto depois deles. Eles estabeleceram uma nação socialista aqui paralela à nação que foi estabelecida na Rússia. Muitos anos antes de declarar independência, eles começaram a construir e estabelecer kibutzim, organizar sindicatos, e fundaram várias empresas com base em princípios socialistas. Mas, gradualmente, eles perderam a conexão com o judaísmo interno, com os princípios do “Ama o próximo como a ti mesmo”, “Um só povo”, “Todos nós somos uma família”, e assim por diante.

Pergunta: Os kibutzim não foram fundados nesta base?

Resposta: Cada Kibbutz tinha o seu próprio personagem, mas não havia relações de conexão entre os kibutzim. Os imigrantes não lançaram as bases para as leis do assentamento judaico de modo que todos os que viessem do exterior soubessem que tinham que se separar de seu egoísmo e se tornar parte de uma única família.

De KabTV “Sobre a Nossa Vida” 07/05/15