Filmes Sobre A Realidade Espiritual

Pergunta: De acordo com a sabedoria da Cabalá,  cada pessoa percebe a realidade do seu próprio jeito?

Resposta: Todos nós fomos criados com cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Com a ajuda deles nós absorvemos algumas informações e dentro de nós é moldada a forma de algum tipo de realidade. Se tivéssemos outras características, nós perceberíamos a realidade de forma diferente. Quando a sabedoria da Cabalá nos desenvolve, ela começa a nos mostrar que a realidade é relativa.

E aqui nós estamos realmente nos aproximando da teoria de Einstein, que fala sobre a realidade ser relativa, que tempo, espaço e movimento são termos relativos. Então nós começamos a entender o que estava acontecendo na criação do universo: no início não havia espaço, então ele foi formado; ele começou a ser preenchido, o movimento apareceu nele, e assim o tempo foi criado.

Nós evoluímos como resultado destas condições: tempo, espaço e movimento.

Em contraste com os físicos que estudam esses conceitos a partir de suas observações e pesquisas sobre a realidade circundante, na Cabalá nós os alcançamos através da pesquisa interna.

Nós começamos a sentir como as percepções de tempo, espaço e movimento são alteradas em nós e quanto elas podem ser alteradas. Acontece que nossa realidade é relativa e depende da pessoa que a percebe. Ela percebe a realidade de acordo com suas características.

Isto é, não estamos vendo o mesmo filme. Cada um é impressionado do seu proprio jeito; e cada um vê um filme diferente. Este é o lugar onde começa o domínio em que apenas aqueles que entram no mundo espiritual entendem do que isso está falando.

Pergunta: Quando você entra no mundo espiritual, você vê o mesmo filme que outra pessoa também vê?

Resposta: Não. Cada um tem outro mundo; cada um tem outro poder superior que nós chamamos de Criador, e da mesma forma, cada um difere em sua percepção do mundo e do Criador, as forças que movem toda essa imagem.

Pergunta: Qual é a diferença entre uma pessoa comum e aqueles que estudam a ciência da Cabalá em termos de percepção da realidade?

Resposta: A pessoa comum percebe a realidade apenas com seus cinco sentidos corpóreos. Portanto, sua percepção é muito dependente do corpo e ela entende que, se o corpo morre, tudo desaparece.

Mas isso não é assim para os Cabalistas. Eles percebem a realidade dentro de um sistema paralelo adicional, que é o que eles desenvolvem dentro de si. Esse sistema é chamado de “alma”, que também tem cinco sentidos: Keter, Hochma, Bina, Zeir Anpin, e Malchut.

Com este sistema nós podemos perceber a realidade que podemos mudar, ao contrário da realidade inanimada do nosso mundo, que escapa às mudanças tanto como uma criança e um adulto veem a mesma coisa. Enquanto que a realidade que é percebida com os cinco sentidos adicionais se move e é mutável, como um vento em relação aos objetos inanimados, e por isso é chamado a realidade espiritual (“espiritual” – Ruchnit, da palavra, “vento” – Ruach).

Pergunta: Aqueles que se encontram neste sistema espiritual veem a mesma coisa?

Resposta: Não. Cada um vê de acordo com seu estado, de acordo com seu nível. Mas para todo mundo é entendido que uma única realidade é revelada, só que cada um percebe, vê e sente a sua própria maneira. Mas quando se desenvolve dentro dessa realidade de acordo com 125 níveis, cada pessoa em cada nível descobre a mesma realidade que aqueles que também passam por este nível descobrem.

De KabTV “Encontros com a Cabalá” 07/07/15