5775 Anos Atrás

Dr. Michael LaitmanO primeiro festival na próxima série de feriados de Tishrei é Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico. Ele simboliza o início do despertar da espiritualidade; ele surge no mesmo dia em que pela primeira vez na face da Terra os seres humanos foram despertados para um anseio por algo maior, de maior valor, para algo que daria maior valor do que o que os dias da semana dão.

O nome desse indivíduo era Adão. E tal como entendemos, ele se perguntou sobre o significado da vida. Assim, o primeiro dia em que tal desejo excepcional apareceu em Adão e as questões que o acompanhavam, é indicado no calendário judaico como o feriado de Rosh Hashaná. Ao que parece, este é o único evento na história antiga sobre o qual sabemos exatamente quando aconteceu, no dia primeiro de Tishrei (setembro-outubro) 5.775 anos atrás.

Em momentos decisivos da vida, nós também, como Adão, contemplamos algo mais elevado; sobre algo que nos ajudará na prática, e não serão apenas novas garantias de políticos, religiosos ou quaisquer outras promessas.

Foi realmente não há muito tempo que o nosso povo estava precisamente diante de questões deste tipo.