Uma Sociedade Sem Competição

Laitman_025_02De acordo com a sabedoria da Cabalá, em vez de conflitos, revoluções e guerras, chegou o momento de conceber um outro sistema de boas relações sociais, que vai resolver todas essas situações terríveis no mundo. A chave é o meio correto de coesão da sociedade, possibilitando, juntamente com a nossa negatividade egoísta, ativar a força positiva da unidade que é latente na natureza.

Para isso, é necessário criar um sistema educativo abrangente e treinar pessoas para tomar o formato de workshops (oficinas) em torno de uma mesa redonda. Nesses workshops as pessoas vão começar a mudar, não por coerção, mas por conta própria. Afinal de contas, elas vão ver que é possível estabelecer uma sociedade que não é baseada na negatividade da concorrência egoísta onde o mais forte vence, mas na unidade.

Assim como numa família coesa, o forte não oprime o fraco. Pelo contrário, o amor habita entre eles, e o pequeno recebe mais preocupação e atenção do que aqueles que já são capazes de satisfazer as suas necessidades sozinhos em algum grau. Então, nós também ativamos duas forças numa família, mas lá o nosso amor é causado pela própria natureza. Por outro lado, o que devemos fazer em situações em que as relações entre nós são baseadas em cálculos egoístas e não no amor? Como podemos transformar uma sociedade individualista competitiva numa família amorosa?

Certamente não é por meio da pressão, mas especificamente com a ajuda do estudo e de uma educação única, onde as pessoas vão sentir um benefício real a partir de novas relações e vão notar o sucesso inerente nelas. Além disso, é desejável lembrar que a natureza maneja o nosso desenvolvimento, e nós nunca podemos simplesmente fazer o que vem a nós. Quando estamos sujeitos aos impulsos naturais do narcisismo, nós mesmos “saltamos num fogo flamejante”.

Não, o desenvolvimento da humanidade está sujeito às leis rígidas que não escolhemos. Nós nunca tivemos liberdade de escolha nisso. Desde o início do universo até hoje, o “motor” interno tem empurrado a evolução para a frente, sem depender de nossos desejos. Então, vale a pena aprender os processos naturais e compreender como se integrar em sua corrente no caminho certo.

De KabTV “A Solução” 06/05/15