Uma Ordem Inversa Que Parece Desordem

laitman_243_05Baal HaSulam, Prefácio à Sabedoria da Cabalá, item 25: Assim, enquanto nem todos os cinco Kelim KHB TM cresceram num Partzuf , as Luzes não estão em seus lugares designados. Além disso, eles estão numa relação inversa: na ausência do Kli de Malchut, a Luz de Yechida está ausente, e quando os dois Kelim, TM, estão faltando, Yechida e Haya estão ausentes lá, etc. Isto é assim porque, nos Kelim, os Superiores emergem em primeiro lugar, e nas Luzes, as últimas são as primeiras a entrar.

A ordem inversa entre Luzes e vasos é muito confusa. De acordo com essa ordem, quanto mais avançamos, maior a escuridão que entramos. É porque precisamos de vasos mais espessos para descobrir Luzes maiores e mais fortes. Portanto, eu preciso de um maior apoio do grupo e preciso assistir às aulas regularmente, o que significa sustentar-me com forças maiores do que antes.

Normalmente, quanto mais eu avanço, mais entendo, sinto e descubro, mas, ao mesmo tempo, eu me encontro em maior escuridão, já que é assim que ocorre sempre: maiores Luzes exigem vasos mais espessos.

Você também vai descobrir que cada nova Luz que entra novamente se veste apenas no Kli de Keter. Isto é assim porque o receptor deve receber no seu Kli mais puro, o Kli de Keter.

Por essa razão, quando da recepção de cada nova Luz, as Luzes que já estão vestidas com o Partzuf devem descer um grau de seu lugar. Por exemplo, quando a Luz de Ruach entra, a Luz de Nefesh deve descer do Kli de Keter ao Kli de Hochma…

Nós devemos fazer um esforço adicional no vaso pela escuridão que descobrimos e sua correção. Assim, o vaso de Hochma é adicionado ao vaso de Keter, e, em seguida, a Luz de Nefesh que estava no vaso de Keter desce para o vaso de Hochma e a Luz de Ruach entra no vaso de Keter. A diferença entre a Luz de Nefesh e a Luz de Ruach é muito grande. É um novo mundo, uma nova conquista, um novo sentimento que nunca foi sentido antes.

A percepção da realidade é atualizada a cada vez. A realidade parece nova e diferente. A força superior é revelada mais numa nova forma, e o mundo, o vaso geral, parece novo. Cada pequeno choque no mundo espiritual evoca uma mudança em todo o sistema integral, e é, portanto, muito significativo se a pessoa está em Nefesh de Keter ou em Ruach de Keter.

Da 3a parte da Lição Diária de Cabalá 23/03/14, Escritos do Baal HaSulam