O Professor Pode Ser O Padrão?

laitman_249-01Pergunta: Se eu não sinto o Criador, eu posso sintonizar em você como o objetivo, já que você e seu objetivo é claro para mim?

Resposta: Se isso lhe convém, você pode sintonizar em mim. Na verdade, eu dedico toda a minha vida, todo o meu tempo, ao estudo e ensino, e a aspirar ao Criador e ajudar os outros a fazer o mesmo. Basicamente, cada um de nós precisa fazer isso.

Mas, na sabedoria da Cabalá, o professor não pode ser o padrão porque sua vida interior, seu desenvolvimento interior, não é conhecido de ninguém. O que vemos é apenas seus movimentos externos que funcionam no nível físico, o nível animal.

Por exemplo, os hassídicos religiosos imitam seu professor, “Oh, nosso rabino adora comer aquilo e se vestir assim, e nós fazemos o mesmo”.

Claro, isso não é uma base para a imitação. Você não recebe nada com isso, porque na vida cotidiana eu vivo e existo de acordo com o meu corpo físico (animal). Eu opero de acordo com o que meu corpo exige e de acordo com o que os médicos aconselham. Eu escuto médicos e ouço o meu corpo.

Não há absolutamente nada aqui que esteja conectado com o mundo espiritual. Toda a espiritualidade existe profundamente dentro e é inacessível aos olhos e à imitação. Assim, não há nenhuma razão para olhar para mim.

Pense em cada um de nós alcançando o objetivo. Se cada um começar a querer que seus amigos alcancem o objetivo, essa será a “oração de muitos”.

Da Lição em Russo 07/02/14