A Nação Especial

Laitman_167Convenção de Integral Educação, Palestra # 1:

Pergunta: É mais fácil para a nação de Israel compreender ou sentir que “não há outro além Dele”, devido à singularidade desse país e sua educação?

Resposta: Todo mundo diz que os judeus são uma nação especial; isto não é novo. A questão é que singularidade é essa.

Os judeus são especiais porque estavam numa altura espiritual no passado. Esse é o grupo que saiu da Babilônia juntamente com Abraão. Todos os babilônios são chamados de Yehudi (judeus), que deriva da palavra hebraica “yichud“unidade”. A palavra “hebreus” deriva da palavra “passar”, que se refere àqueles que cruzaram para o outro lado, para o lado altruísta. Israel são aqueles que têm uma intenção Yashar-El, direto ao Criador. Isto significa que todos os nomes que se relacionam com essa nação decorrem de sua ascensão espiritual.

Quando a nação estava numa altura espiritual, ela superou seu ego e, de acordo com o pensamento da criação, foi submetida a duas quebras: a destruição do Primeiro e Segundo Templos e, consequentemente, a quebra dos vasos, de HGT e NHYM. Após a quebra final, a nação foi exilada pela última vez, e agora tem que subir.

Como os judeus estavam num nível espiritual, o seu ego, naturalmente, cresceu ainda mais após a queda. Eles assim se encontravam mesmo antes da queda, como se diz na Torá, que no tempo do exílio no Egito essa nação era tão teimosa quanto um burro. Quando eles caíram de sua altura espiritual, se tornaram ainda piores.

É claro que eles mudaram muito nos últimos dois mil anos e foram submetidos a sofrimentos terríveis e, consequentemente, passaram por muitas mudanças, mas ainda não têm ideia do que seja a sabedoria da Cabalá e o que significa o método que é o seu legado espiritual. Eles são totalmente indiferentes a ela.

Essa é a nação que está no pior estado de todas as outras nações porque carrega o Reshimo (reminiscências) de sua queda espiritual.

Por conseguinte, existe uma atmosfera especial em Israel. Como ocorrerá uma correção aqui? Cabe a nós. A correção ocorrerá naturalmente aqui, e parcialmente nas outras nações, mas apenas parcialmente, porque o povo que herdou as raízes espirituais tem que voltar a elas e, juntamente com todos aqueles que despertam espiritualmente por motivos diferentes para estabelecer um exemplo para o mundo inteiro.

Mas eu não quero entrar no por que alguém na América do Sul ou na Sibéria, por exemplo, começa a sentir uma atração para pela ascensão espiritual. Há boas razões para isso. Isso ocorre como resultado da incorporação mútua dos genes espirituais, os Reshimot, que ocorreu durante os últimos dois mil anos, ou porque se constata que uma determinada pessoa pertence à nação que costumava estar numa altura espiritual.

Aqueles que aspiram ao Criador são chamados de Israel. Todos os nossos grupos ao redor do mundo pertencem a esse grupo, mas também temos que trabalhar com o público local. Isso não é fácil, mas temos que fazê-lo.

Eu não diria que é mais fácil para a nação de Israel sentir que “Não há outro além Dele”, porque o seu ego é muito maior do que o das outras. É muito mais difícil para a população local chegar a isso do que qualquer outro público.

Por um lado, é mais fácil elevar qualquer outra nação aos níveis espirituais, mas, por outro lado, os dois lados opostos da nação judaica são muito proeminentes. Não é por acaso que os judeus tomaram parte ativa em cada movimento e cada revolução que trouxe mudanças na sociedade, embora apenas mudanças egoístas por ora. Agora chegou o momento das mudanças espirituais.

Eu espero que nós vejamos como todas as diferenças entre povos e nações, culturas e civilizações desaparecem gradualmente e todos se tornem a única nação do Criador. Isso é o que deve acontecer.

Da Semana Mundial do Zohar, “Convenção de Educação Integral” Dia Três 04/02/14, Lição 1