Pingue Pongue Virtual

laitman_958Pergunta: Pesquisas mostram que os jovens israelenses passam até quatro horas por dia na Internet, e de acordo com estes indicadores, Israel se encontra como um dos primeiros no mundo. De que forma este ciberespaço puxa tão fortemente?

Resposta: A principal razão para todas as mudanças que ocorrem na sociedade é o nosso desejo interior. No começo ele encontra prazer ao percorrer a Internet e redes sociais, e depois começa a separar as coisas valiosas das coisas desnecessárias.

É o mesmo com a TV. Quando havia apenas dois canais, todos assistiam apenas eles. Hoje existem centenas de programas, mas apenas uns poucos passam tempo com eles. Mas agora as pessoas se sentam por horas na Internet. Eu estou certo de que isto também passará. Em poucos anos, a juventude daquele dia não vai encontrar nada atraente em passar o tempo dessa maneira.

No fim das contas, por que eles se conectam a Internet por tantas horas? Por algumas “curtidas”? Não. Os jovens são atraídos para o sentimento de uma conexão permanente, como pingue pongue. Vamos pensar em como tirar vantagem corretamente deste desejo, a fim de levá-los a uma nova comunicação mais interna.

Para fazer isso você tem que desenvolver novos programas e criar esses campos de Internet onde os jovens terão uma ligação emocional entre si. E isso também tem de ser no mundo físico, não apenas no virtual. Nós precisamos organizar todos os tipos de festas que acontecerão nos lugares onde as pessoas podem se conectar livremente entre si, ou seja, mesas redondas, debates e performances. Nós precisamos criar constantemente as condições para as pessoas se conectarem e uniram, preenchendo o tempo e o espaço.

Pergunta: Por um lado, os jovens estão nas redes sociais. Por outro lado, é muito difícil para se conectarem entre si.

Resposta: Correto. A mídia afasta as pessoas. É mais fácil para eu falar no telefone do que ter conversas “cara-a-cara”. Eu me sinto seguro atrás da tela que há entre nós. Como resultado disso, a diferença entre eu e o mundo exterior está crescendo. Mas não há mal sem bem: o reconhecimento e a revelação do mal têm que acontecer. E eu realmente espero que isso aconteça rapidamente.

De KabTV “Uma Nova Vida” 12/02/14