A Única Pessoa Má No Mundo

Dr. Michael LaitmanShamati # 1, “Não há outro além Dele”: E por mais que ela supere, ela sempre vê como está mais longe da santidade do que outros, que sentem que são um com o Criador.

Mas, por outro lado, ela sempre tem reclamações e demandas, e não pode justificar o comportamento do Criador, e como Ele se comporta em relação a ela. Isto lhe dói. Por que ela não é um com o Criador? Finalmente, ela passa a sentir que não tem parte alguma na santidade.

Eu vejo que todas as minhas intenções e desejos são a fim de receber. Eu quero me conectar com os amigos e revelar o Criador entre eles a fim de doar a Ele, mas depois de todas as minhas tentativas, eu descubro que essa não é a minha natureza.

Embora ela ocasionalmente receba um despertar do Alto, que momentaneamente a revive, logo depois ela cai em lugar de baixeza.

Isso significa que eu percebo minhas subidas e descidas julgando até que ponto eu me preocupo com o Criador através do grupo, por meio do qual Ele será revelado, e em que medida eu anseio em ver em tudo que “não há outro além Dele” e que Ele é o “bom que faz o bem”. Eu descubro atributos correspondentes no grupo, mas entendo que não posso participar dele por mim mesmo.

Acontece que não há ninguém para culpar além de mim. As pessoas comuns na rua são totalmente gerenciadas pelo Criador de uma forma natural e instintiva. Portanto, elas não são responsáveis por nada e são como justos absolutos, uma vez que apenas cumprem as ordens do Criador, sem qualquer participação da parte delas.

Eu vejo os amigos investirem todos os seus poderes a fim de doar e a única pessoa má no mundo, que quer sair do seu ego, mas não pode fazê-lo, sou eu. Acontece que o estado geral do vaso, da alma geral, depende apenas de mim.

Assim, o estado do Criador depende do resultado dos meus esforços. O Criador só pode apreciar os seres criados e ser revelado a eles se eu adicionar o meu centavo. Sem isso, o Criador não pode ser incluído e isso é culpa minha!

O homem deve sempre tentar se aproximar do Criador; isto é, que todos os seus pensamentos sejam sobre Ele. Isso significa que mesmo que ele esteja no pior estado, do qual não pode haver um declínio maior, ele não deve deixar Seu domínio, ou seja, que não há outra autoridade que o impeça de entrar em santidade, e que pode trazer benefícios ou danos.

Ou seja, ele não deve pensar que existe a força de Sitra Achra (Outro Lado), que não permite que a pessoa faça boas ações e siga o caminho de Deus. Em vez disso, tudo é feito pelo Criador.

Por um lado, nós temos que aceitar todas as ações que atravessamos. Há apenas uma coisa que eu não posso aceitar: o fato de que não posso justificar o Criador em todas essas ações, agradecer e louvá-Lo. Esta é a única coisa que dói.

Claro, eu não sinto pena de mim mesmo, mas pelo fato de que não posso adicionar a minha parte que faltava, meu centavo, a todo o vaso geral, a fim de que o Criador seja  revelado dentro dele e o desfrute.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/10/14, Shamati # 1