Veja Os Amigos Como Novos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Os grupos de “dez” que se formarão na Convenção devem ser compostos aleatoriamente com pessoas independentes, ou é possível manter os grupos de dez que já trabalham juntos por alguns anos?

Resposta: Se as pessoas querem estar juntas, talvez seja bom. Mas eu gostaria de avisá-los que isso não deve ser habitual. Isso pode anular o que poderíamos alcançar.

Nós devemos atingir a conexão acima de todos os problemas possíveis, especialmente para além do lugar onde nos conectamos, onde não estamos familiarizados uns com os outros. Isso não significa que devemos escolher as pessoas que são opostas a nós.

Mas, ainda assim, quando nós viemos de algum lugar com o nosso grupo de dez onde todos se familiarizaram por algum tempo, discutiram vários assuntos em círculos e workshops centenas de vezes, que tipo de inovação pode haver aqui?! O que há para trabalhar? Tudo transcorreria conforme o nosso padrão habitual. Eu não acho que isso seja bom.

O grupo de dez que é moldado e criado numa Convenção deve manter uma composição desde o início da Convenção até o seu fim. Mas se esse for um grupo de dez que tem trabalhado há anos, então isso cria um problema. Eu, pessoalmente, não gostaria que eles me colocassem num grupo de dez como esse. Eu estou familiarizado com esses caras, nós conversamos sobre tudo entre nós; pode-se dizer meia palavra e eu já sei o que o outro vai acrescentar. Eu não tenho surpresas com eles, eu não preciso mudar e me adaptar; este não é bom. Portanto, eu não acho que este seja o caminho que deve ser feito, pelo contrário.

Diz-se que devemos sempre ver os nossos amigos como novos. Como novos! Eu vou encontrá-los num novo nível. E isso levanta a questão: “Será que isso vai funcionar para mim com aqueles mesmos caras que eu já vejo na minha frente há anos?” Eu funciono bem com eles; nós já passamos por muitas Convenções juntos. Pode certamente ser que por causa disso eu não seja capaz de lutar comigo mesmo para me aproximar deles, pois mesmo desta forma, eles parecem próximos a mim.

Portanto, eu não recomendaria a ser incluído num grupo de dez que tenha mais de dois amigos muito próximos.

Do Webinar de Preparação para Convenção, 09/09/14