O Segredo Das Dez Tribos, Parte 2

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que os seguidores de Abraão tiveram sucesso na construção de uma sociedade justa?

Resposta: Em princípio, eles não foram atraídos para a criação de uma comunidade “linda”, “socialista”. Eles foram atraídos para o fato de que, na conexão mútua, eles alcançaram o próximo nível, mais profundo da natureza.

Abraão disse-lhes que a crise foi destinada para que eles pudessem subir ao próximo nível, a fim de revelar a força interior da natureza, seu significado, sua finalidade e desenvolvimento.

Na verdade, ele estava apenas um degrau acima deles, e eles também aspiravam a subir lá, ainda que inconscientemente. Eles não entendiam como fazer isso, como entrar no nível mais profundo da natureza, mas eles já tinham se aproximado da base, do limiar desse grau e, portanto, podiam ouvir Abraão. E ao abrir a porta, ele lhes disse: “Este estado de crise vai nos levar lá. É por isso que é necessário”.

Portanto, todos se tornaram como uma família. Isaac sucedeu Abraão, Jacó sucedeu Isaac. Em outras palavras, a família passou pelas fases de desenvolvimento chamadas de “Abraão”, “Isaac”, “Jacó” e “José”. Foi ele quem os trouxe para o Egito, tendo reunido todos os graus preliminares anteriores e resumido todo o seu potencial – e egoísmo -, esforçando-se pela espiritualidade acima dele. Assim, eles desceram ao Egito, isto é, na sensação da revelação do egoísmo.

Pergunta: Mas será que eles viviam em união até então? Não foram os irmãos que venderam José como escravo? Será que ele não previu que eles iriam adorá-lo? Então, houve discórdia, ódio, entre os irmãos.

Resposta: Claro, e muito fortemente. É porque eles tentaram amar os outros como a si mesmos. Se você não aspira a isso, você não revela os níveis de egoísmo. Quando tudo é suave, você pode gerenciar bem. Mas, de repente, alguma coisa, algum obstáculo, aparece, e você tem que lutar pela unidade, apesar de todos os problemas.

Eles surgem especificamente para você superá-los, sempre se esforçando no sentido de maior amor, conexão e unidade. A unidade só pode crescer acima de um sentimento de divisão.

Assim, os seguidores de Abraão se reuniram mais fortemente na luta contra o seu egoísmo até José leva-los ao Egito.

De KabTV “Babilônia Ontem e Hoje” 27/08/14