Não Tenha Medo Do Estado De Escuridão

Dr. Michael LaitmanNós estamos em estados avançados, e por isso não devemos esquecer que o momento que antecede a redenção é sentido como a maior escuridão, desamparo, desespero, impotência e desilusão. Bem antes do êxodo do Egito ele é muito escuro.

Nós avançamos ao longo de duas linhas. A Luz vem, mas é sentida nos desejos que ainda não foram corrigidos como escuridão. Assim, as pessoas e grupos inteiros se veem no pior estado possível; num estado que é cada vez mais baixo e desprezível.

Eles acham que não merecem a revelação espiritual e que estão mais longe da revelação do que nunca, como se diz: “E os filhos de Israel suspiraram pelos trabalhos forçados” no exílio no Egito. Mas este é o caminho espiritual.

Portanto, nós temos que distinguir entre o coração e a mente. Não é por acaso que as duas Luzes agem sobre nós desta forma, a Luz de Hassadim e a Luz de Hochma; a Luz da meta da criação e a Luz da correção. Quando nós sentimos que estamos num estado tão terrível, ainda temos uma chance de esclarecer e examiná-lo e perceber o que é certo. Este é na verdade o estado que nos ajuda a avançar.

Por outro lado, a escuridão e a fraqueza que são reveladas são uma chamada muito poderosa de Cima. Nós temos que romper esta casca egoísta e alcançar a percepção de uma nova realidade, o sentimento de um mundo novo.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 15/09/14, Lição sobre o tema: “Preparação para a Convenção”