A Sociedade Perfeita De Abraão, Parte 4

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nós vamos voltar às etapas de como as pessoas se aproximam internamente. Como isso acontece?

Resposta: O primeiro passo é quando eu não quero usar um estranho, outra pessoa, qualquer amigo do meu povo, ou seja, no grupo com o qual vamos ao ideal espiritual, o princípio de “Ama o teu próximo como a ti mesmo”.

Quando eu ascendo a este grau, sinto que não quero fazer nada de ruim para o outro; eu não tenho pensamentos ruins sobre ele. Eu posso superar o meu egoísmo, me conter em todas as suas formas, e toda a minha energia está focada em ser totalmente neutro em relação às pessoas, desejando estar conectado a elas, querendo estar com elas. Ou seja, eu não penso e não cuido de mim mesmo, apesar de tudo o resto.

Isso é chamado de “restrição” dos seus desejos egoístas e é aparentemente um estado neutro: não desejar e não fazer ao seu próximo o que você não desejaria para si mesmo.

E o próximo passo é “amar o teu próximo como a ti mesmo”. Isso não é neutralidade, mas uma ação positiva. Porque originalmente a pessoa descobre que todas as suas ações são direcionadas somente em seu próprio benefício, e ela não consegue fazer o bem para os outros, a não ser para o seu próprio benefício.

Assim, nós estamos falando de três etapas:

  • Em primeiro lugar, há o reconhecimento do egoísmo;
  • Em seguida, sua neutralização;
  • E depois, a sua correção, a sua aplicação para o benefício dos outros.

E esta ação final é a essência do amor.

Pergunta: Nós podemos dizer que Abraão construiu uma sociedade perfeita?

Resposta: Sim, é claro. Abraão construiu uma sociedade perfeita dessas pessoas da Babilônia que ele levou consigo.

Mas aqui nós consideramos, em geral, não as pessoas, mas seus desejos! Isso vale também para os seguidores da obra de Abraão, Isaac e Jacó. Sim, eles são seus descendentes diretos, mas apesar de tudo, seus seguidores são chamados de “filhos”, discípulos. Assim, existem conceitos como a “casa de Abraão”, “casa de Isaac” e “casa de Jacó”. A “casa” significa a comunidade de pessoas que continuaram a crescer e se desenvolver.

Elas crescem num sentido físico também, mas o principal é que cresceram espiritualmente até que eles se uniram totalmente em suas aspirações mútuas, em conexão mútua no primeiro grau espiritual, que é chamado de “Jacó”. Este primeiro grau espiritual já é considerado o grau de “Israel”, com uma pitada da futura terra de Israel que será alcançada. Embora não haja nenhuma terra ainda!

Afinal, “Israel” significa “direto ao Criador”. Ou seja, quando você está em algum lugar e aspira à meta, então você é chamado de “Israel”, “direto à meta”. Atingir essa meta significa entrar na terra de Israel.

O que lhe falta para isso? Falta-lhe o egoísmo, que você vai corrigir e transformar na terra de Israel. É por isso que mais tarde eles tiveram que descer para o Egito.

Pergunta: Portanto, o grupo já foi chamado de Israel, e ainda teve que passar por um século de descida antes de adquirir a terra de Israel, o desejo, voltado à meta?

Resposta: Portanto, diz-se que Jacá sabia sobre o futuro e queria dizer a seus filhos, mas não lhe foi dado…

De KabTV “Babilônia, Ontem e Hoje” 27/08/14