A Nuvem Que Enche A Alma De Uma Pessoa

Dr. Michael LaitmanPergunta: É dito na Torá que o Criador é revelado a uma pessoa na nuvem sobre o véu da arca (acima da Masach). Por quê?

Resposta: Quando uma pessoa trabalha com o mundo ao seu redor com o atributo de doação, ela revela o Criador, e o Criador se aproxima dela numa nuvem, em segredo, mas Ele expressa os atributos de reciprocidade com a pessoa. Isso já é uma espécie de contato.

O Criador aparece no véu que está entre os dois querubins. Isto significa que Ele aparece acima da Masach, entre dois atributos, na linha média. Dois querubins simbolizam as linhas direita e esquerda que são dadas de Cima e o Criador ordena: “Faça!” O que significa que eu tenho que criar a terceira linha por mim mesmo.

Quando eu trabalho entre o meu primeiro atributo principal, que é receber, e o atributo que eu adquiro, que é doar em todos os meus desejos egoístas, eu crio as condições para a revelação do Criador. O Criador mergulha em mim e me preenche. Ele enche a alma de uma pessoa como uma nuvem que enche um vale, e Sua revelação gradual ocorre dentro de mim.

Além disso, a revelação é realizada dentro de uma pessoa e não fora. Parece-me que eu vejo e sinto algo fora de mim, mas eu sinto o Criador dentro de mim!

Eu mudo e meus novos atributos e discernimentos dão uma sensação de conexão com o Criador. Revelar o Criador e unir-se com Ele, e senti-Lo dentro de mim é a mesma ação; ela não pode ocorrer fora de mim, mas só dentro de mim.

Portanto, a sabedoria da Cabalá é chamada de Torá interior. Quanto à Torá, eu deveria sentir dentro de mim uma espécie de preenchimento, em conhecimento, em realização, uma sensação de infinito, eternidade e harmonia.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 06/03/14