Tic-Tac, Dia E Noite

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que eu tenho que ser espancado e quebrado para poder chegar à conexão se a quebra já aconteceu uma vez?

Resposta: Quando uma pessoa não está satisfeita e cai, estas são pequenas quebras internas. Todos os dias ela se sente decepcionada e, em seguida, sobe novamente. Está escrito: “O justo vai cair e se levantar milhares de vezes”. São esclarecimentos internos totalmente necessários.

Portanto, este trabalho não é adequado ao público, porque é impossível falar a qualquer um sobre isso e oferecê-lo aos que não têm o objetivo espiritual que ilumina diante deles. Este também para de iluminar para nós às vezes. Hoje as pessoas parecem um pouco cansadas e nebulosas, não ardem como se ardiam ontem. Amanhã elas vão sentir a inspiração de novo. É assim que avançamos.

Seus problemas atuais não são chamados de quebra. A quebra dos vasos já aconteceu no passado e os seus fragmentos caíram. Acima, eles estavam totalmente conectados, mas depois caíram ainda mais baixo e foram destruídos cada vez mais até que finalmente foram completamente destruídos e misturados.

Tick-Tock, Day And Night

Quando subimos de baixo para cima, nós temos que passar por todos os estados na direção oposta, 5-4-3-2-1-0, e cada vez saltar de um nível para o outro, de um nível energético para outro assim como elétrons dentro de um átomo. É como um pêndulo num relógio que constantemente se move de um lado para outro, tic-tac, tic-tac, para  frente e para trás, direita e esquerda, dia e noite. Nós temos que passar por estes ciclos quando suprimimos uma ação que realizamos e iniciamos uma nova ação, como se desde o início, mas num nível mais elevado.

Nós não conhecemos estes níveis superiores uma vez que estamos no exílio. Isto é o que Faraó engole, como está escrito: “Ele engoliu um exército e vomitou-o”, o que significa que ele não nos mostra que podemos avançar. Nós adquirimos sentimentos mais sensíveis e razão, mais oportunidades, e avançamos em Lo Lishma (não em Seu nome), mas não nos é mostrada nossa subida de um nível para outro.

Muitas vezes nós temos que saltar de um nível para o outro conforme subimos essa escada, e cada vez quebrar o nosso ontem e começar o dia de novo quando atravessamos a Machsom (barreira) e começamos a subir os verdadeiros níveis espirituais. Nos mundos superiores, será o mesmo e ainda pior.

Pergunta: Então, por que nós sonhamos tanto em atravessar o Machsom se existem os mesmos níveis lá até o fim da correção?

Resposta: Nós sonhamos em ascender ao mundo superior, porque lá podemos estar em vasos de doação e realmente doar um ao outro e com isso ao Criador. Pela nossa doação mútua nós estabelecemos a base para as revelações do Criador. Nós não doamos diretamente ao Criador, mas chegamos ao amor do Criador pelo amor das criaturas.

Nós criamos uma plataforma entre nós, um lugar onde o Criador será revelado de acordo com nossa equivalência de forma. A Luz Superior irá residir no desejo que está cheio de cooperação mútua e preocupação de todas as suas partes entre si.

Pergunta: Será que vai ser mais fácil para eu superar todas as crises além do Machsom?

Resposta: Além do Machsom eu vou realmente ser capaz de doar até o Criador. Eu nem sequer calculo o que é mais fácil e o que é mais difícil, eu só calculo se posso doar ao Criador. Atravessar a Machsom significa atingir o atributo de doação e realmente deleitar o Criador. Eu não preciso de nada mais do que isso! Eu não levo minhas dificuldades em conta, mas apenas a oportunidade de doar a Ele. Nosso objetivo é deleitar o Criador. Se eu tiver essa oportunidade, isso significa além da Machsom, e assim eu quero estar lá.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 16/04/14, Escritos do Rabash