Uma Descida Que Não É O Fim Do Mundo

Dr. Michael LaitmanQuando nós passamos por uma série de subidas e descidas, nós nos perguntamos por que precisamos de tudo isso. Afinal, é dito que “adicione em Santidade e não subtraia”. Portanto, na verdade, esta é uma questão muito lógica.

Nosso problema é que nós não entendemos que o mal não existe. Na espiritualidade, nós verificamos tudo que diz respeito ao Criador. Há 125 níveis no nosso caminho até Ele e a ascensão a cada um deles começa quando eu recebo o egoísmo adicional que está aumentando gradualmente.

Suponha que eu estou no nível 1 antes do nível 2. Portanto, o meu ego tem que crescer e o estado que eu recebo é chamado de “noite”. Diz-se na Torá, “E houve um anoitecer e houve uma manhã, um dia”. Assim, tudo começa a partir da noite.

Primeiro eu preciso obter Aviut (espessura) adicional e descobrir uma nova camada de desejo em mim. Na verdade, este é precisamente o nível para onde vou subir, e que, por enquanto, está diante de mim como uma parede. Portanto, esta nova Aviut é chamada de descida.

Mas a descida é uma diminuição da importância do caminho espiritual aos meus olhos. Isto é como o Criador “endurece o coração de Faraó”, e ao mesmo tempo me diz “Vinde ao Faraó”. Eu só preciso entender que tudo isso é apenas para me elevar.

A Descent That Is Not The End Of The World

Além disso, eu já me elevei, uma vez que “anoitecer” é, na verdade, a revelação dos novos vasos corrompidos que pertencem ao próximo nível. Agora só falta a correção que começa à “meia-noite”. Partindo do “anoitecer” até “meia-noite”, um novo desejo de receber é revelado em mim. Portanto, há a correção dos vasos, e, no final, eu recebo a Luz, a partir do amanhecer, o amanhecer de um novo dia. Portanto, esta é uma descida?

Rabash nos dá um exemplo: se você está com fome, recebe um saco de grãos de trigo, e está com raiva, pois não pode comê-los, você está certo. Portanto, use-os corretamente. Agora você tem algo para preparar os alimentos, uma satisfação.

Por outro lado, se você receber comida pronta para a sua alma, você não vai ter a sensação, compreensão e adesão. Você não vai entender o que é essencial e não será capaz de se desenvolver.

Assim, nós estamos constantemente nos elevando. Não há descidas; tudo depende apenas de nossa atitude para com o que está acontecendo. Se você vê uma descida como um velho sábio que está à procura de novas deficiências por conta própria, a fim de subir mais alto através delas, para adquirir sabedoria, então a “noite” não parece uma descida para você. Mas para fazer isso você precisa ter um grupo, uma programação diária fixa, e usar todos os meios necessários para apoiá-lo ao longo do caminho.

Da Lição Diária de Cabalá 06/11/13, Shamati # 26 “O Futuro da Pessoa Depende e Está Atrelado à Gratidão pelo Passado”

Comente