Ele Elevou Seu Coração Nos Caminhos Do Criador

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Shamati # 26, “O Futuro da Pessoa Depende e Está Ligado à Gratidão pelo Passado”: Está escrito, “O Senhor é elevado e o inferior verá”, que só o inferior pode ver a grandeza. As letras Yakar (precioso) são as letras Yakir (vai saber). Isso significa que a pessoa sabe a grandeza de uma coisa na medida em que esta é preciosa para ela.

A pessoa é impressionada de acordo com a importância da coisa. A impressão leva a pessoa a uma sensação no coração, e de acordo com a medida do próprio reconhecimento da importância, a alegria nasce nela.

Nossa base é oposta ao Criador. Há dois desejos: o desejo de receber e o desejo de doar, que são opostos um ao outro, porque um deriva de “algo a partir de algo” e o outro deriva de “algo a partir do nada”. Assim, quanto mais humilde for a pessoa, mais ela reconhece a grandeza do Criador.

É muito fácil ver o que o desejo de receber aprecia. Nós estamos prontos a nos curvar diante de uma pessoa importante, para admirar um fenômeno importante, só se o nosso ego sente que eles são importantes. A pessoa passa a vida inteira procurando a sensação de estabilidade, confiança, apoio…

No entanto, se algo é externo ao desejo de receber, ele não é sentido como um fator importante que possa trazer o prazer desejado, ou como uma ameaça ao que ela já tem; se este não estiver em contato com o desejo de receber, eu preciso criar a consciência de sua importância, uma nova consciência. Como posso fazer isso?

A condição: “O Senhor é elevado e o inferior vai verá”, diz-nos que devemos mudar.

Afinal, pelo menos nós temos o desejo de receber. Portanto, quando nós trabalhamos persistentemente, a fim de identificar sua baixeza, na mesma medida vamos ser capazes de identificar a grandeza da força de amor e doação. Nós vemos que um decorre do outro, de acordo com o princípio de “a vantagem da Luz a partir da escuridão”.

Nós só podemos fazer isso nas relações entre os amigos. As relações com o mundo externo não são adequadas para isso, porque lá existem outros padrões. No grupo, a pessoa pode fazer esforços no sentido de se anular de uma forma simples, tanto quanto ela pode, mesmo sem a intenção correta.

Então ela vê que não é melhor que os outros. Pelo contrário, verifica-se que ela é ainda pior do que eles em seus atributos. A Luz que Corrige a influencia através do grupo, e apesar da pessoa não entender, ela vê que os amigos são mais bem sucedidos, têm maior força em se anular e mais força para participar nas aulas, na conexão e na adesão pela meta. Ao mesmo tempo, ela vê que também pode fazê-lo. Este é o lugar de onde o sentimento de importância decorre, pois verifica-se que o Criador se relaciona com ela pessoalmente.

Assim, sucessivamente, só quando a pessoa mede a si mesma em relação aos amigos é que ela consegue entender que, por um lado, ela é inferior e, por outro lado, é digna de algo que não merece. Ela vê que todas as outras pessoas estão desprendidas da força superior, enquanto ela foi recompensada com uma atitude especial Dele. Isso evoca o desenvolvimento dos vasos nela. Ela se torna mais responsável pelo que recebeu e sente que já é responsável pelos outros. É porque ela não recebeu isso graças aos seus esforços e suas realizações pessoais. Não, o Criador a convidou para realizar esse trabalho especial e de agora em diante ela é responsável pela correção do mundo.

É assim que cada um deveria se ver, porque a correção do mundo depende dele. Ninguém mais pode corrigir o que ele vai corrigir.

Assim, a pessoa sente que é inferior e, ao mesmo tempo, entende que recebeu uma missão muito importante. O Criador, é claro, só espera que a pessoa seja capaz de cumprir a missão e Ele está pronto para ajudá-la no que for possível. A pessoa só precisa preparar uma oração, de modo que o Criador completará o que ela começou (“O Senhor irá completa-la para mim”).

Assim, ela avança. Quando a pessoa olha para o passado, ela entende que o Criador preparou o caminho todo para ela. Ela não consegue fazer nada por si mesma, ou esperar nada com antecedência, uma vez que não sabe como avançar. Pelo contrário, tudo foi preparado por ela antecipadamente desde cima.

Então a pessoa sente gratidão por estar num grupo, pois ela tem o apoio de cima, a orientação que recebeu até agora. É com base nisso que ela pode ter certeza de que se ela avançar e cada vez reconhecer a baixeza de sua natureza, ela vai sentir a “grandeza do Senhor”, e isso vai preenchê-la. Em vez de um orgulho vazio, “ela elevou o seu coração nos caminhos do Criador”, e, assim, avança.

É por isso que o Baal HaSulam diz que “o futuro da pessoa depende e está ligado à gratidão pelo passado” por sua natureza, do progresso que ela tem feito e do seu estado atual. Ela vê que não escolheu a sua natureza, o seu destino, e que não planejou seu caminho, e não projetou a si mesma do jeito que é. Tudo, na verdade, vem do Alto. Por isso, se ela continuar a avançar, ela vai dominar o seu ego e desse ponto em diante haverá um caminho maravilhoso até a propagação futura diante de si.

Da Lição Diária de Cabalá 06/11/13, Shamati # 26 “O Futuro da Pessoa Depende e Está Ligado à Gratidão pelo Passado”